20/11/2023

Empresários de Pomerode e Ituporanga vivem experiências em turismo no Rio Grande do Sul

Comitiva de 30 pessoas visitou atrações turísticas de Gramado e Canela, além de participar da Festuris, maior feira do segmento da América Latina. Missão foi organizada e monitorada pelo Sebrae/SC, como forma de proporcionar melhores práticas e desenvolvimento para o turismo do Vale do Itajaí

A missão conjunta entre lideranças políticas de Pomerode e Ituporanga, entidades setoriais das duas cidades e o Sebrae/SC teve um objetivo claro: oferecer aos participantes uma imersão de aprendizado sobre as melhores práticas de desenvolvimento, gestão e promoção de produtos turísticos. Para isso, o modelo escolhido foram as estratégias adotadas pelos municípios de Gramado e Canela, por suas atrações turísticas de referências nacionais e internacionais. Outro fator de peso para a definição do destino da comitiva foi a realização da Festuris Gramado, uma das maiores agendas de negócios do turismo da América Latina.

Cerca de 30 empresários ligados ao trade turístico das duas cidades catarinenses participaram da viagem. “Esse intercâmbio de conhecimento visa fortalecer o turismo, explorando novas oportunidades e estratégias. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as práticas de sucesso dessas duas cidades gaúchas, que se destacam tanto no turismo religioso, rural, de natureza e na governança setorial”, afirma Ana Paula Rosenbrock, analista de negócios do Sebrae, que acompanhou o grupo.

Para Mani Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), a experiência ajudará a consolidar os caminhos para o desenvolvimento do turismo local. “Gramado e Canela são inspiração de como conduzir o turismo de forma profissional. Pomerode se sente muito orgulhosa de ter participado dessa oportunidade”, afirma. Os associados da entidade pomerodense também marcaram presença na Festuris com um stand próprio, onde expuseram as atrações da cidade considerada a mais alemã do Brasil.

Rose Mari Wachholz tem um negócio de bolachas artesanais em Pomerode e trouxe na bagagem novos saberes. “A missão foi muito boa, acrescentou mais valor à forma como desempenhamos o nosso trabalho. As palestras do Festuris também foram muito prazerosas e acrescentaram muito conhecimento. Ver a experiência de outras pessoas nos fortalece e são inspiradoras”, declarou a empreendedora. Adriana Corrêa Bittencourt, proprietária de uma fábrica artesanal de chocolates de Ituporanga compartilha da opinião. “Foram momentos de grande networking, em que pudemos mostrar também o que produzimos, como produzimos e reconhecer o que podemos melhorar para fazer o negócio crescer. Os reflexos disso a gente vai sentir diretamente no dia a dia da empresa”, destacou.

Tanto as visitas técnicas quanto a participação na Festuris trouxeram um novo olhar sobre as práticas que vêm sendo desenvolvidas em Ituporanga, segundo Paulo Roberto Ribeiro, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Eventos da cidade do Alto Vale. “Foi uma experiência de muita satisfação e aprendizagem. Pudemos falar sobre a nossa cidade e as atrações de Ituporanga como destino de fé e devoção. Além disso, apresentamos nosso modelo de integração do turismo religioso e rural, e identificamos possibilidades de trazermos novos projetos para a nossa realidade”, afirmou.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso de Pomerode e de Ituporanga com o desenvolvimento sustentável do turismo, a melhoria da qualidade dos serviços e a promoção de sua herança cultural.  São cidades que têm o potencial de impulsionar o turismo local e consolidar sua posição como destinos catarinenses de destaque”, lembra Alice D’Oliveria, analista de negócios do Sebrae/SC. 


Legenda: Grupo liderado pelo Sebrae/SC conheceu como o trade turístico gaúcho organiza as ações para atrair e manter a rotatividade de visitantes.
Créditos: Divulgação
Legenda: Comitiva de empresários ligados ao turismo de Ituporanga e Pomerode participaram da Festuris., em Gramado.
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: Divulgação