Empresários do setor têxtil participam de missão técnica a Blumenau
Grupo faz parte do projeto Moda Alto Vale, oferecido pelo Sebrae/SC. Na programação estavam incluídas visitas a uma das maiores indústrias do segmento de cama, mesa e banho com sede na cidade, além de institutos técnicos do Senai
A viagem entre Rio do Sul e Blumenau foi curta, mas não menos produtiva e cheia de insights que vão impactar nos negócios locais do segmento têxtil. O grupo de oito empresários riossulenses visitou a Karsten e dois Institutos Técnicos do Senai/SC, o Têxtil e o Ambiental, cumprindo a agenda prevista no projeto Moda Alto Vale, iniciativa do Sebrae/SC. “Essas visitas para conhecer a realidade de grandes empresas trazem uma nova perspectiva de atuação no mercado – e para o empreendedor, essa é uma das formas de fazer o seu negócio crescer. No caso do nosso projeto de Moda, as informações colhidas em Blumenau trouxeram insights perfeitamente aplicáveis na realidade dos empreendedores participantes e vão ter reflexos, principalmente a longo prazo, na estruturação das empresas”, comenta Fernanda Luiza Becker, analista de negócios do Sebrae/SC e que acompanhou a comitiva.
Na Karsten, os participantes puderam acompanhar todo o processo fabril da indústria, desde o recebimento do algodão ainda in natura, passando pela fiação, tecelagem, confecção dos produtos, lavação, tinturaria até o acabamento da peça. Juliana Biancato é uma das empreendedoras que integra o projeto Moda Alto Vale e classificou a visita como produtiva. “Foi incrível poder conhecer todo o processo de uma empresa do porte da Karsten. Aprendi muito com tudo o que vimos e entendi quais são as ações que impactam no meu negócio e como eu posso propor melhorias na produtividade da minha empresa. Abriu a mente para novas possibilidades”, descreveu a empreendedora.
No Senai/SC, os participantes conheceram os estudos e pesquisas que estão em andamento dentro dos Institutos Técnicos Têxtil e Ambiental, além de identificar quais outras linhas de análises podem ser realizadas nesses segmentos, de forma que o resultado desses trabalhos teóricos repercuta no campo empresarial. “São duas áreas com ligação direta com a moda, por isso todos os estudos nesse sentido podem trazer perspectivas inovadoras para as empresas que estão na linha de frente no mercado, que se mostra cada vez mais competitivo”, ressalta Fernanda.
O projeto Moda Alto Vale é voltado para empresas do segmento têxtil e oferece consultorias especializadas em gestão de pessoas ou finanças, em lean manufacturing, com foco em aumento de produtividade, e eventos de acesso a mercado, como missões empresariais, além de palestras.