Energia solar ganha cada vez mais espaço no meio rural
Investimento do campo na geração de energia através do sol já passa de R$ 15,5 bilhões no Brasil. Expansão dentro do setor tem acelerado nos últimos anos, acompanhando o crescimento global da tecnologia
O investimento em energia solar no campo já superou R$ 15,5 bilhões na somatória da última década, de acordo com levantamento. A redução de gastos, autonomia, competitividade e sustentabilidade oferecidas por essa tecnologia tem atraído cada vez mais pequenos e grandes produtores rurais, que, hoje, consomem 14% da capacidade de energia solar instalada no país, o que representa 3,1 gigawatts (GW) de potência.
Os dados foram levantados com base em informações da Aneel e da Absolar e de acordo com eles já são mais de 200 mil consumidores com pequenas e grandes instalações fotovoltaicas no campo. Número que tende a crescer em ritmo cada vez mais acelerado, segundo especialistas.
“Só neste ano, o investimento na geração solar aumentou 27% de janeiro a junho, o que é bastante positivo. A tendência é que esse crescimento da tecnologia fotovoltaica dentro do segmento do agronegócio deve crescer ainda mais. A produção no campo exige um grande consumo de energia e no caso da solar, quanto maior for o consumo, mais vale a pena o investimento. Além de existir também a questão ambiental que é cada vez mais uma preocupação e um diferencial no que se refere a atrair investimentos”, comenta o CEO do Grupo Solar Vale, Thomas Knoch.
O executivo destaca, ainda, a variedade de aplicação da energia solar no campo, que vai desde o abastecimento de residências e equipamentos domésticos até a manutenção direta de produções agrícolas e pecuárias. A geração própria de energia atende, também, a outra necessidade do trabalhador do campo que é levar energia a locais distantes, onde a rede elétrica não chega.
“Uma das aplicações mais comuns é para o bombeamento de água, que também é chamado de bombeamento solar, dado o uso da tecnologia fotovoltaica. Quem vive em locais onde a água não é tão abundante pode recorrer a essa solução para a irrigação, piscicultura, hidratação animal e outras finalidades”, comenta Thomas.
A energia solar fotovoltaica está presente em pelo menos 4,9 mil municípios brasileiros, com pelo menos um sistema instalado no meio rural. Com cada vez mais incentivos e apelo para a adoção de fontes de energias renováveis e diversificação da matriz elétrica, a tendência é que esses números aumentem cada vez mais rápido.