02/07/2025

Engajamento digital: rede social corporativa apoia ações da indústria para redução da rotatividade

Formato simples e usabilidade de ferramenta atrai atenção dos colaboradores e proporciona o compartilhamento de informações, além de criar ambiente integrado entre os profissionais

Com índices de rotatividade que chegam a 56% ao ano no Brasil, especialmente na indústria, de acordo com a consultoria Robert Half, investir em ações para reter talentos e fortalecer vínculos com seus times tem sido um desafio do RH. E uma das iniciativas para reforçar a cultura empresarial e o engajamento está no investimento de novas tecnologias que trazem para o ambiente corporativo o resultado bem-sucedido das redes sociais. Soluções de simples acesso, com algoritmo que engaja a permanência na plataforma e proporciona a visualização de conteúdos e a interação são cada vez mais reproduzidas no ambiente empresarial.  

A Joinin é um exemplo de como a tecnologia pode facilitar essa jornada. Com uma plataforma de RH digital que une funcionalidades operacionais, como gestão de ponto e férias, a recursos de comunicação direta, a solução se destaca por incorporar uma rede social corporativa que centraliza interações entre colaboradores e lideranças. Publicações, enquetes, mensagens e reconhecimento público acontecem em tempo real, aumentando o sentimento de pertencimento e reduzindo os ruídos da comunicação interna.

“Um diferencial é a usabilidade da ferramenta, pensada para ser intuitiva e acessível por profissionais de diferentes áreas e níveis, incluindo os profissionais da indústria, que nem sempre possuem tanta proximidade com ferramentas digitais. A navegação simples garante adesão desde o primeiro uso, eliminando barreiras tecnológicas. Ao integrar diferentes funcionalidades em uma única plataforma, a Joinin economiza tempo, melhora a experiência do colaborador e fortalece a cultura da empresa”, comenta o CEO Rogério Wiethorn Jr.

Contexto de rotatividade

Dados da LCA Consultores, com base no Caged, mostram que 36% dos trabalhadores com carteira assinada trocaram de emprego nos últimos 12 meses, sendo que entre os mais jovens (até 29 anos), o índice sobe para 40%. Na indústria, a rotatividade média chegou a 3,1% nos primeiros 11 meses de 2024. Esse movimento constante traz impactos diretos para as organizações, como aumento nos custos com recrutamento, perda de conhecimento interno e enfraquecimento do clima organizacional.

Ao usar a tecnologia como ponte entre a gestão e os colaboradores, empresas reduzem significativamente esses riscos. Clientes como a Electro Aço Altona, com mais de 100 anos de mercado e mais de 1,6 mil colaboradores, destacam a alta adesão e eficácia na evolução da comunicação interna. “Nos dias de pagamento, alcançamos 100% de engajamento no app, e fora desse período, cerca de 70%. Nossos colaboradores se adaptaram muito bem à plataforma, que é intuitiva e de fácil usabilidade”, diz Janaína Correia Roslindo, gestora DHO da companhia. Na plataforma, os colaboradores acessam a folha de pagamento, recibos e saldos de férias, conferem os recados da empresa, podem reservar espaços do centro social da companhia, interagir através da rede social corporativa, entre outras ações das mais de 100 funcionalidades disponibilizadas pela Joinin.

Recursos como reconhecimento digital, comunicação transparente, acesso facilitado a dados e processos do RH tornam-se aliados importantes para reter talentos e promover uma cultura mais conectada, saudável e eficiente.

 


Legenda: A Joinin é um exemplo de como a tecnologia pode facilitar a jornada do colaborador
Créditos: Divulgação