16/02/2023

Entidades se reúnem para alavancar internacionalização na construção civil e setor cervejeiro de Brusque

A Father - Estratégias Internacionais, especializada no desenvolvimento de processos de internacionalização de empresas, é quem oferece a expertise de atuação em mais de trinta países. Iniciativa faz parte de projetos do Sebrae/SC e conta com a participação do Sinduscon da cidade

Mais do que estar presente no mercado externo, internacionalizar um negócio é um selo de que micro e pequenas empresas estão aptas a uma maior competitividade interna e preparadas para elevar o status do seu negócio. No entanto, dados do Sebrae apontam que, em 2021, apenas 30 mil empresas brasileiras exportavam seus produtos ou serviços - e dessas, apenas 11 mil eram micro ou pequenas empresas.  

Para reforçar a importância e as possibilidades da internacionalização, empresários do segmento cervejeiro e da construção civil de Brusque tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os processos de atuação no mercado externo em conversas com a Father Internacional, especializada no tema e com atuação em mais de 30 países. 

“Precisamos derrubar o estigma de que apenas médios e grandes empresários podem traçar este tipo de planejamento empresarial. O potencial dos empreendimentos locais garante a chance de bons  resultados para aqueles empreendedores que querem dar um passo a mais e almejam crescimento e reconhecimento. Estratégias internacionais que podem ser aplicadas localmente impactando em competitividade nacional. ”, afirma Sheyla Patrícia Pereira, diretora da Father - Estratégias Internacionais. 

Em Brusque, as rodadas de conversas fizeram parte de duas iniciativas do Sebrae/SC,  parceiro da Father no desenvolvimento de estratégias que qualificam e agregam valor para a atuação empresarial fora do Brasil. Um dos encontros foi com o segmento cervejeiro, com a participação de cerca de 20 empresários do setor. “Queremos despertar insights nos participantes e mostrar que o produtor de cerveja artesanal tem muitas oportunidades internacionalmente. Participar de expedições cervejeiras no exterior, receber consultoria de mestres cervejeiros renomados no mundo são algumas das possibilidades de estar no ecossistema internacional, muitas vezes exportando e importando inteligência. Todo esse movimento traz condições significativas de acirrar a competitividade  nacionalmente para seus produtos”, destacou Sheyla.

Já o direcionamento para os empresários da construção civil faz parte do projeto Eleva Construção Civil. O encontro marcou a retomada das atividades do projeto, que busca oferecer ações de desenvolvimento empresarial, capacitações e ações de acesso ao mercado. Cerca de 15 empresários participaram da conversa sobre perspectivas de internacionalização. Representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Brusque também participaram da agenda da Father na cidade.


Legenda: Empresários dos setores cervejeiro e da construção civil entenderam mais sobre o processo de internacionalização.
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: Divulgação