24/07/2020

Entre Contrastes lança catálogo com coleções de artesãos do projeto neste sábado (25)

Iniciativa desenvolvida ao longo de quase um ano resultou em linhas de produtos que preservam a identidade cultural e histórica da cidade, com peças que remetem à arquitetura, fauna, flora e ainda os costumes dos imigrantes

A vaidade das omas - as avós alemãs, a simpática capivara, tão presente na paisagem de Blumenau, assim como o enxaimel, a rotina do imigrante, as flores da cidade jardim. Itens que estão na memória afetiva de muitos blumenauenses compõem o catálogo de produtos do projeto Entre Contrastes, que será lançado neste sábado, 25, de forma digital, através das redes sociais da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais. 

O projeto que iniciou há cerca de um ano, é fruto de uma parceria da prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, com o Sebrae/SC e contemplou artesãos cadastrados no Programa de Artesanato da Secretaria de Cultura. “Houve um chamamento no início do projeto onde os interessados foram sondados, avaliados. Alguns aderiram inicialmente ao projeto, contudo, acabaram desistindo. Os que permaneceram receberam a consultoria”, comenta o secretário de Cultura, Rodrigo Ramos. Cerca de 30 artesãos participaram de capacitações e estudos para a promoção da identidade cultural, aliando a ela iniciativas de sustentabilidade e inovação, para dar ao artesanato local mais competitividade e destaque.

O resultado do projeto são produtos com valorização histórica: coleções que unem tecido e madeira em peças de decoração que lembram o enxaimel; sachês perfumados, enxovais e jogos americanos bordados com flores que remetem à lendária Casa Meyer; itens que compõem o Wandschoner, que decorava as casas dos imigrantes; produtos de decoração com base de madeira e pintados com a técnica Bauernmalerei, amigurumis de capivaras; luminárias em cartonagem com paisagens do Vale Europeu; necessaires inspiradas no amor de Fritz Müller pela natureza; bolsas com técnica do grafite que trazem uma releitura das tradições e itens decorativos feitos a partir de resíduos da indústria têxtil local.

O secretário de Cultura, Rodrigo Ramos, destaca a importância do projeto. “Essa parceria, de muitas mãos, busca valorizar a cultura local, promovendo a identidade do nosso povo por meio de uma coleção que faz uma releitura de uma das nossas mais fortes identidades: a cultura germânica, tão presente no dia a dia da nossa cidade. Com isso, os artesãos criam um posicionamento no mercado, valendo-se da identidade cultural como diferencial competitivo”, diz. 

A gestora estadual do Projeto Entre Contrastes, Simone Amorim,  reforça que a iniciativa, mais do que valorizar a cultura, apoia o fortalecimento dos pequenos negócios: “O Sebrae/SC tem muito orgulho de desenvolver projetos como esse que além de fomentar o empreendedorismo catarinense ainda promovem ativos culturais capazes de aproximar um povo dos seus reais valores”.

Além de conferir as coleções do catálogo, o contato dos artesãos e as peças disponíveis para aquisição, é possível acompanhar ainda nas redes sociais da Secretaria de Cultura uma série de vídeos que retrata o trabalho realizado no projeto Entre Contrastes: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeblumenau/ e no Instagram @culturablumenau.

 


Legenda: Entre Contrastes - catálogo traz coleções de artesãos blumenauenses
Créditos: Guilherme Pazetto
Legenda: Entre Contrastes - catálogo traz coleções de artesãos blumenauenses
Créditos: Guilherme Pazetto