23/10/2025

Equipe de Blumenau conquista prata em disputa de robótica no Panamá

Colocação significa que alunos do Colégio Policial Militar de Blumenau atingiram pontuação necessária

A equipe de estudantes do Colégio Militar de Blumenau que viajou para a Cidade do Panamá para participar de uma disputa mundial de robótica, ganhou prata pela participação no evento, devido à pontuação alcançada. O Open Américas aconteceu entre 19 e 21 de outubro. Eles conseguiram a vaga para o campeonato após participação na etapa nacional do WRO, que ocorreu em agosto em Jaraguá do Sul.

Os estudantes Luan Curbani Knoth, Gabriela Scheleider Marcon e Abigail Sant`Helena Rodrigues, sob a supervisão do coach Rafael Dias Corrêa, formam a equipe Tech Titans, e alcançaram o resultado na categoria Robomission e modalidade Júnior.

Na categoria RoboMission, os estudantes desenvolvem robôs e cumprem um circuito de provas em tempo real.

As categorias da disputa são subdivididas nas faixas etárias Elementary, composta por estudantes de 8 a 12 anos; Júnior, de 11 a 15 anos (em que se enquadram os estudantes da Tech Titans) e Sênior, de 14 a 19 anos.

Os brasileiros competiram com estudantes de diversos países, como Canadá, Argentina, Estados Unidos, Itália, Vietnã, Taiwan, Índia, Alemanha, e todos os países da América Latina.

André Brandão Sala, que acompanhou a viagem e é CEO da Robomind, empresa referência nacional em educação tecnológica e que organizou a etapa nacional do WRO, afirma que o resultado da equipe de Blumenau é motivo de orgulho. “A medalha de prata representa não apenas o desempenho técnico dos alunos, mas também o comprometimento e o trabalho em equipe. Ver estudantes brasileiros se destacando em uma competição internacional como o Open Américas mostra a força e o potencial da educação tecnológica no país”, finaliza.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação
Legenda:
Créditos: Foto: divulgação
Legenda:
Créditos: Foto: divulgação