Equipes brasileiras ganham bronze em campeonato global de robótica
Edição de 2024 do World Robot Olympiad aconteceu em Esmirna, na Turquia, e teve participação de três equipes brasileiras: do RJ, RS e SC
Os brasileiros que viajaram para a Turquia para participar do World Robot Olympiad, campeonato de robótica em que competiram com crianças e adolescentes de 87 países diferentes, ganharam bronze na disputa, que aconteceu no último fim de semana, entre 28 e 30 de novembro.
Ao todo, a etapa mundial teve 1.476 participantes, que formaram 562 equipes de robótica, e contou com 190 juízes de diferentes países.
A equipe de Resende, no Rio de Janeiro, é formada por estudantes de 16 a 18 anos, e disputou a modalidade Sênior. Os alunos atingiram a posição 44 entre 104 equipes, o que gerou a premiação de bronze.
O time de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, é o mais jovem, formado por alunos de 12 anos, na modalidade Elementary. Os estudantes chegaram à colocação 72 entre 101 equipes, resultando no bronze.
Já o time de Tubarão, em Santa Catarina, disputou a modalidade Júnior, formada por estudantes de 14 anos e conseguiu a posição 61 de 114, levando o bronze para casa.
Dálberti Sciamana de Lima, que acompanhou a viagem com os estudantes e treinadores, conta que o evento vai ficar na memória. “Uma oportunidade como essa, de trocar experiências e conhecimento com outras pessoas de todo o mundo, é extremamente enriquecedora para esses estudantes. Cada equipe se comprometeu com o objetivo e deu seu máximo”, conta o sócio da Robomind, empresa que é referência nacional em educação tecnológica e que organizou a etapa nacional do WRO em Blumenau (SC), evento que classificou os jovens para a viagem.
“Com a realização de eventos como a etapa nacional do WRO, que organizamos em setembro, e inúmeros outros eventos que promovemos em 2024 voltados para a educação tecnológica, buscamos cada vez mais propagar esse estudo entre estudantes, representantes escolares e pais de todo o Brasil”, finaliza André Brandão Sala, CEO da Robomind.