21/09/2022

Escorpião amarelo em Blumenau: cuidados simples podem evitar entrada do peçonhento em casa

Exemplar do escorpião amarelo, o mais venenoso da América do Sul, foi encontrado em uma calçada de Blumenau em plena luz do dia. Caso acende o alerta para medidas de prevenção. Vedar ralos é uma das indicações para que os animais não se abriguem dentro de casa

O escorpião amarelo tem hábitos noturnos, é adepto de ambientes quentes e úmidos e se prolifera com mais intensidade durante o verão, embora busque novos locais para se abrigar durante a época chuvosa. Mesmo assim, um exemplar do animal foi encontrado por uma moradora do bairro Itoupava Seca, em Blumenau, andando em uma calçada em plena tarde desta terça-feira (20).  

Em 2021 nesta mesma época, cinco acidentes envolvendo picadas de escorpião amarelo foram registradas na cidade e colocaram a Vigilância Sanitária Ambiental em monitoramento das áreas onde o animal foi encontrado. Em linhas gerais, a principal orientação ao se deparar com um exemplar desses é manter a distância e informar a Ouvidoria da Prefeitura, no número 156 - opção 4, ou através de mensagem de texto no whatsapp (47) 99937-1307.  Os bombeiros só atendem casos em que há risco para pessoas.

Mesmo os acidentes não sendo comuns envolvendo o escorpião, medidas de prevenção nunca são excessivas. Em ambientes externos, como jardins e quintais, deve-se evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo doméstico – que atraem baratas, o principal alimento do escorpião. Dentro de casa, vedar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, vistoriar roupas e calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias podem evitar a entrada dos peçonhentos.

“Os encanamentos são locais bastante procurados por escorpiões. Por isso, o uso de equipamentos abertos em ralos facilita a presença deles no interior das residências. Como medida de prevenção e segurança aos moradores, já existem no mercado dispositivos que impedem a entrada de bichos e insetos pela tubulação”, explica Roni Branco, diretor comercial do Grupo Linear, referência no desenvolvimento de soluções de escoamento no país.

Tampas para ralos sem furos ou peças que possibilitam o fechamento da caixa sifonada são algumas das alternativas. O Fecha Ralo, por exemplo, uma exclusividade do Grupo Linear, é um equipamento que possui um sistema que abre e fecha conforme a vazão da água e, assim, evita a passagem dos escorpiões, baratas e insetos que causam danos à saúde humana. “O dispositivo é acionado conforme a água precisa ser escoada. Quando esse processo finaliza, a válvula se fecha. É um sistema bastante simples, mas que oferece uma eficácia significativa, pois não compromete a vazão de água e inibe a presença de bichos indesejáveis e mosquitos nos ambientes fechados”, explica Roni.

Aqui está um vídeo que mostra como o dispositivo funciona.


Legenda: Fecha Ralo é um acessório que impede a passagem de peçonhentos, como o escorpião, pela tubulação
Créditos: Divulgação
Legenda: Acessório Fecha Ralo instalado em um equipamento linear
Créditos: Divulgação