Especialista em publicidade comenta macrotendências de consumo previstas para os próximos anos
Há mais de 25 anos no mercado, a agência de publicidade e propaganda Seven Comunicação Total ajuda marcas a ganharem visibilidade e proximidade com o público
As marcas precisam estar constantemente antenadas às mudanças que não param de acontecer na sociedade. Isso porque é importante saber o que o público pensa e espera das empresas, afinal as tendências de consumo acompanham a evolução do comportamento das pessoas. Para auxiliar na tarefa de comunicar bem aos seus consumidores, elas contam com a ajuda profissional, como de agências de publicidade.
São as agências que vão elaborar as melhores estratégias de comunicação para que as marcas estejam em sintonia com o que está acontecendo no mundo e com o seu público-alvo. Atualmente, devido às últimas crises de saúde, políticas e econômicas, além da corrida contra o tempo para frear o aquecimento global, algumas pautas estão em alta e devem ganhar mais notoriedade ainda. O que isso tem a ver com consumo? Tudo.
“As pessoas estão mais preocupadas com questões de saúde mental, social e meio-ambiente, por exemplo, então nesse cenário, as marcas precisam mostrar para os consumidores que elas também estão preocupadas e fazendo algo a respeito, mas isso tem que ser real e não apenas no discurso”, comenta o publicitário e gerente de Estratégia de Comunicação e Marca da agência Seven Comunicação Total, de Blumenau (SC), Mateus Tamborlin.
Recentemente, a WGSN Insights, uma das maiores autoridades do mundo em previsão de tendências de consumo, apresentou quatro macrotendências que devem influenciar o mercado até 2025.
A primeira é a busca por uma vida mais equilibrada. As pessoas estão mais ansiosas e estressadas com tudo que tem acontecido no mundo e elas almejam uma vida mais leve. Sendo assim, então as marcas vão precisar oferecer produtos compatíveis com esse estilo de vida.
Outra questão que será muito valorizada são as conexões autênticas. “As telas aproximam e ao mesmo tempo distanciam as pessoas, que já veem a necessidade de valorizar mais as conexões verdadeiras. Então, transparência e humanidade serão indispensáveis para conversar com o público”, comenta o publicitário.
Nesse sentido, a terceira tendência é valorizar mais os locais e personalidades próximas. “As pessoas querem ver marcas investindo no lugar onde elas moram e viver experiências novas pertinho de casa”, enfatiza Mateus.
A quarta macrotendência é inovação com propósito. Mais do que vender e lucrar, as marcas vão precisar abraçar causas e lutar por algo além dos seus negócios”, pontua Mateus. Como já dito, a preocupação com questões como a sustentabilidade, por exemplo, tem ganhado cada vez mais força e adeptos. Atualmente, inclusive, é um valor de peso para as empresas serem bem vistas por clientes e investidores.