Especialistas de diferentes partes do mundo discutem potencialidades da pessoa autista em simpósio gratuito
Fátima de Kwant, Nora Cavaco e Fábio Cordeiro abordaram sobre caminhos educacionais inclusivos no 2º Simpósio Internacional AutismoS. O conteúdo está disponível gratuitamente pelo canal do YouTube
Compreender que o autista é uma pessoa funcional e não precisa ser dependente é o primeiro passo, de acordo com Nora Cavaco, pós-doutora em intervenção precoce no autismo, para compreender as particularidades do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para a profissional, ainda que possam existir comprometimentos na comunicação ou fala, o autismo não é um déficit que incapacita o indivíduo de exercer sua dependência durante a vida. Esse e muitos outros aspectos sobre a inclusão educacional, cultural e socioeconômica da pessoa autista foram debatidos nos 2º Simpósio Internacional AutismoS, que aconteceu virtualmente na última quarta-feira (3).
Além de Nora, que ministrou a segunda palestra da noite sobre A Teoria da Mente & TEA diretamente de Portugal, também estiveram presentes Fátima de Kwant, da Holanda, jornalista e escritora brasileira especializada em Autismo e Comunicação, que debateu sobre as Funções Executivas & TEA e a importância de promover a inclusão por meio do conhecimento das especificidades da pessoa autista, e Fábio Cordeiro, escritor e Presidente da ONDA-Autismo, que encerrou a noite abordando sobre o mercado de trabalho e os benefícios da contratação da pessoa autista.
O evento reforçou a importância de promover meios para potencializar as capacidades e aptidões da pessoa autista para um desenvolvimento mais harmonioso. Seja por meio de ferramentas terapêuticas, atividades físicas ou outras abordagens, os profissionais frisaram a necessidade do entendimento sobre o TEA para traçar metas e objetivos que fomentem um trabalho continuado na aprendizagem da criança que é alvo da intervenção precoce.
O 2º Simpósio Internacional AutismoS, promovido pelo Instituto AutismoS, em parceria com o Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e a ONDA-Autismo, teve como objetivo debater os caminhos educacionais inclusivos, promovendo a troca de experiências e vivências sobre o tema. Na oportunidade, mais de 11 mil pessoas já conferiram a programação. O conteúdo pode ser conferido na íntegra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Q4F.