Eventos de Lançamento dos Produtos Artesanais com a identidade cultural de Indaial
Após 10 meses de trabalho, de encontros presenciais e online, de estudos e pesquisas, de trocas coletivas e consultorias individuais, aproximadamente 30 novos produtos foram criados pelos artesãos de Indaial que participaram do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre a prefeitura municipal de Indaial e o Sebrae/SC no programa Cidade Empreendedora.
Esses produtos estão divididos em sete coleções inspiradas em temas da identidade cultural de Indaial e serão apresentados em evento institucional a ser realizado no dia 24 de junho, às 19h, no Galpão das Artes, junto à Fundação Indaialense de Cultura (FIC).
Nesse evento, que é restrito a autoridades e convidados, os artesãos receberão seus certificados e terão suas obras reconhecidas.
A apresentação ao grande público e a comercialização desses novos produtos se dará na Feira de Rua Flor&Ser de Indaial, com uma edição especial a ser realizada em 10 de julho, durante todo o dia no Parque Jorge Hardt.
Sob a responsabilidade do diretor artístico cultural da FIC, Marcos Alexandre de Liz, e orientados pelas consultoras do Sebrae/SC, Michele Laforga e Bárbara Wagner, os artesãos de Indaial se beneficiaram de um processo de criação conjunta, que mudou o seu olhar e buscou valorizar a cultura local, adquirindo conhecimento que pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação de seus produtos e num novo posicionamento de mercado com uma oferta diferenciada na região, promovendo o empreendedorismo, o aumento da sua renda e da sua autoestima.
Temas da história, cultura, flora e fauna local como as paisagens dos caminhos e roteiros indaialenses, a saíra sete cores, ave símbolo do município, o bugio, acolhido e cuidado em um projeto específico para ele, artefatos e costumes das várias etnias que influenciaram nosso modo de ser e viver inspiraram os artesãos em suas novas criações.
Após o evento de lançamento, as novas obras dos artesãos estarão expostas e abertas à visitação na Fundação Indaialense de Cultura, de 27 de junho a 30 de julho de 2022, de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h.