Executivos de referência no agronegócio discutem futuro e oportunidades do setor em série de lives
O Agro Talks é uma iniciativa promovida pelo consultor empresarial Roberto Vilela, que recebe nomes como o do CEO da Semex, Nelson Ziehlsdorff, para bate-papos virtuais às terças-feiras à noite
O setor da economia que mais cresceu em 2020 em plena pandemia foi o agronegócio. Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indicam que o segmento foi o responsável por 26,6% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) no ano passado, um aumento de 6,1% em relação a 2019. O estudo considera toda a cadeia agro, desde a produção dentro da porteira, insumos, agroindústria e serviços.
Considerando a ascensão vigente e os avanços proporcionados pela implantação das tecnologias nos sistemas produtivos e gerenciais, o consultor empresarial Roberto Vilela, que atua com empresas do setor, promove em maio uma série de lives que vão abordar o momento do agro, com diversos executivos convidados. “As observações que temos feito durante a atuação com empresas do setor mostram que tem muito assunto para ser abordado. O agronegócio é, sem dúvidas, uma fonte de inúmeros cases de sucesso e aponta para um cenário de mercado que já se desenvolveu bastante, mas que ainda tem um vasto campo de atuação por conta dos adventos tecnológicos. A proposta dos encontros virtuais é abordar justamente isso: as perspectivas do agro com essas possibilidades promissoras que vem pela frente”, comenta o especialista.
O primeiro Agro Talks ocorreu no dia 11 e o convidado para abrir o projeto foi o presidente da Semex do Brasil, Nelson Eduardo Ziehlsdorff – que também fez contribuições sobre o universo agro no livro Caçador de Negócios, escrito por Roberto Vilela. "O agro vaicreser ainda mais em 2021. A tecnologia veio para intensificar o processo produtivo do segmento. O custo operacional no Brasil é muito alto. Mas temos clima favorável, pessoal capacitado e tecnologia - e tecnologia é algo que alavancou o crescimento agro, tanto da pecuária quanto da agricultura”. Para Roberto, “o case da Semex é bastante apropriado para falarmos das potencialidades do segmento nesse novo momento, que exige inovações e adesão tecnológica".
Outros nomes de peso já estão confirmados para o Agro Talks, que será transmitido toda terça-feira, às 19h, no Instagram @orobertovilela. A agenda de maio prevê, no dia 18, a participação de João Marcos Benatti, gerente de produtos para ruminantes, da Trouw Nutrition Brasil. E no dia 25, a convidada é Tatiana Issa Uherara Berton, gerente técnica da Tairana Central de Inseminação Artificial. Em junho, o primeiro a participar do Agro Talks com Roberto Vilela é José Carlos Miguel Júnior, da Mult Soft, especializada em sistemas para gerenciar fazendas e processos produtivos do agro – a conversa acontece no dia 1º.