Expansão de vendas online superaquece negócios e aproxima profissionais autônomos do consumidor
Plataformas que criam marketplaces de serviços, como o guiafacil.com impulsionam pequenos empresários que buscam na internet novos meios de vender seus produtos e serviços. Só em 2021 plataforma teve aumento de 22% nos acessos
A forma como os consumidores fazem compras mudou totalmente nos últimos anos. Com o aquecimento das lojas online e dos e-commerces, o usuário pode adquirir um produto sem sair de casa e de qualquer lugar. Segundo dados levantados pelo Market Review, as compras online cresceram 71% no último ano, e 49% das pessoas entrevistadas relataram que pretendem continuar comprando pela internet.
Esse novo segmento tem sido uma importante ferramenta para profissionais autônomos e pequenas empresas que buscam alavancar os negócios. O guiafacil.com, plataforma de cadastro de negócios e prestadores de serviços, é um exemplo de marketplace que conecta os empreendedores com os consumidores. No último ano, a empresa alcançou 64 milhões de acessos e cresceu 22% em relação a 2020.
A plataforma proporciona a busca por geolocalização, o que tem tornado as pesquisas e os negócios cada vez mais assertivos para os usuários. Assim, o consumidor tem acesso aos serviços mais próximos de si, o que facilita também para o profissional autônomo. O guiafacil.com também tem disponibilizado serviços de marketing digital e campanhas de posicionamento para apoiar os autônomos e pequenos empreendedores que querem começar do zero ou que precisam de ajuda para fomentar as vendas.
José Felipe, coordenador de marketing do guiafacil.com comenta sobre a importância da presença digital para os negócios. “O alcance digital tem sido uma importante ferramenta para os negócios em geral. Hoje praticamente todo mundo está na internet, e torná-la um lugar de venda pode ser o diferencial que muitos empreendedores precisam. Nossa plataforma tem feito essa ponte para fomentar os negócios: em 2021 alcançamos a marca de 1 milhão de contatos iniciados com os seus fornecedores via WhatsApp,” diz.
O mercado digital deve continuar crescendo exponencialmente nos próximos anos. De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de 70% das pequenas empresas já fazem uso do marketing para vender os seus produtos online. Uma oportunidade única para quem busca alavancar as vendas e utilizar a web para isso.