13/09/2024

Expansão dos atacarejos: nova dinâmica do mercado beneficia também fornecedores 

Empresas de diferentes setores produtivos podem aproveitar o crescimento desse formato de lojas para expandir suas operações e alcançar novos mercados. Em Santa Catarina, a IPEL, do segmento de papel tissue, já está inserida nesse cenário e se prepara para o aumento da demanda

Nos últimos anos, a combinação de atacado e varejo tem ganhado destaque no comércio brasileiro. Em 2023, as redes regionais de atacarejo cresceram 7,8% em faturamento, segundo levantamento da empresa especializada em dados para o setor, Scanntech. O aumento da quantidade desses estabelecimentos também foi significativo (9%, de acordo com estudo da NielsenIQ). O que puxa a expansão desse formato é a busca tanto de consumidores finais quanto de pequenos comerciantes por produtos de qualidade e preços competitivos, num momento em que o custo de vida continua aumentando. 

E a tendência é de que os atacarejos se tornem cada vez mais populares. No centro desse crescimento, estão os fornecedores, que encontraram nesse formato de mercado uma oportunidade de ampliar suas operações e adaptar suas estratégias. Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL, uma fabricante de produtos de higiene e limpeza do segmento de papel tissue, que atua em parceria com grandes redes de atacado e varejo, destaca os benefícios dessa nova dinâmica.

“A estrutura do atacarejo proporciona a nós fornecedores uma base de clientes diversificada reunida em só local, já que os consumidores desses estabelecimentos incluem tanto famílias em busca de economia quanto pequenos comerciantes que veem no atacarejo uma alternativa vantajosa para reabastecer seus estoques. Podemos dizer que o atacarejo nos permitiu crescer significativamente, especialmente nas vendas em grande escala. A flexibilidade para adaptar nossas embalagens e estratégias comerciais às necessidades desse modelo foi fundamental para atingirmos mais consumidores e comerciantes de uma só vez”, pontua a diretora comercial.

A flexibilidade mencionada por Luciana é um ponto-chave para os fornecedores que, ao focarem em embalagens maiores e formatos econômicos, conseguem oferecer produtos a preços atrativos sem comprometer a margem de lucro. Ao mesmo tempo, há uma ampliação do mix de produtos, atendendo tanto quem busca economia quanto quem deseja qualidade.  

Uma das redes de consumo atendidas pela IPEL em Santa Catarina é a Rede Cooper, que inaugurou a sua quarta loja no formato atacarejo no último dia 25 de setembro, em Blumenau. As demais lojas ficam em Guaramirim, Joinville e Jaraguá do Sul - onde outra loja deve ser inaugurada no próximo ano. Ao todo, são 21 lojas da Rede Cooper no estado.

“Após uma extensa pesquisa de mercado, concebemos esse formato inovador, que marca um avanço significativo em nossa estratégia econômica. Ao combinar as melhores características do atacado e do varejo, com a Cooper Atacarejo criamos uma solução que atende tanto os cooperados que preferem compras em grande escala quanto os que valorizam a qualidade e o atendimento característicos da Rede Cooper”, comenta Rogério da Rocha, diretor comercial da Rede Cooper. 

Produtos da IPEL na Rede Cooper

A IPEL fornece seus produtos para toda a Rede Cooper, inclusive nas lojas do Atacarejo. Nas unidades da rede é possível encontrar boa parte da variedade de seus produtos como os das marcas Ness, Mollis, Natureza e Nobby. Sendo que a Mollis só é encontrada na Cooper Atacarejo, entre as lojas da rede.


Legenda: Empresa catarinense é referência na indústria de papel tissue
Créditos: Divulgação/IPEL
Legenda: Loja Cooper Atacarejo em Santa Catarina
Créditos: Daniel Zimmermann
Legenda: Produtos da IPEL para a linha doméstica
Créditos: Divulgação/IPEL
Legenda: Marcas da IPEL oferecidas da Rede Cooper
Créditos: Divulgação/IPEL
Legenda: Marcas da IPEL oferecidas da Rede Cooper
Créditos: Divulgação/IPEL
Legenda: Marcas da IPEL oferecidas da Rede Cooper
Créditos: Divulgação/IPEL