08/08/2022

Expositores destacam expectativa e novidades para a Febratex 2022

17ª edição da maior feira de máquinas e tecnologias para a indústria têxtil das Américas acontece de 23 a 26 de agosto. Soluções exclusivas na América Latina, tecnologia para área de vendas e inovações em processos de estamparia e acabamento fazem parte do portfólio que será apresentado por empresas brasileiras

Após jejum de três anos, a 17ª edição da Febratex marca a retomada dos negócios e eventos para o setor têxtil e é bastante esperada pelas empresas que veem nela uma grande oportunidade de apresentar e conferir inovações, além de gerar networking. A feira, que acontece no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), entre os dias 23 e 26 de agosto, é consolidada como a maior das Américas e a terceira maior do mundo para o setor. 

Essa deve ser a maior das edições, com cerca de 300 empresas expondo e expectativa de receber mais de 50 mil visitantes. Entre as novidades está um ambiente exclusivo e acessível para as startups poderem se conectar com potenciais clientes. Ao todo, 18 empresas desse ramo estarão presentes, entre elas a Híbrido - consultoria especializada em soluções tecnológicas, de branding e mídia para e-commerce. 

A startup vai estrear na feira com a apresentação de sua nova solução de Trade Marketing Digital. “O serviço oferecido pela Híbrido potencializa a exposição das marcas nas plataformas eletrônicas, comunicando de forma mais assertiva com os clientes. Com a participação na Febratex, a intenção é se aproximar do mercado têxtil, fortalecer relacionamentos e apoiar a indústria no processo de transformação digital”, destaca o CPO Felipe Hort. 

Novidades em máquinas

Já a Delta Máquinas prepara para a Febratex o lançamento oficial da máquina Rama. Uma inovação na preparação e acabamento de artigos têxteis, capaz de possibilitar a automação de uma série de processos em um único produto, que pode chegar a medir mais de 50 metros de comprimento (mas pode ser adquirido por módulos). A solução que será apresentada pela empresa é exclusiva no mercado latino-americano e promete competir com grandes players globais.

“Para coroar os 15 anos de trajetória da Delta Máquinas, o lançamento dessa inovação que estamos trazendo para a indústria brasileira não poderia ocorrer em outro momento, que não durante a Febratex, especialmente nesta edição tão aguardada. A Rama é nossa solução nacional com robustez e tecnologia alinhada ao conceito da indústria 4.0, além do diferencial da proximidade do cliente com nossa equipe de especialistas, para dar suporte sempre que for necessário” destaca o CEO da Delta, Fábio Kreutzfeld.

Outro participante que está na expectativa pelo início da Febratex 2022 e vai apresentar uma grande novidade durante o evento é o Grupo Bloom. A marca tem mais de 16 anos de história, é referência no fornecimento de itens de impressão digital, atendendo cerca de 70% do mercado brasileiro. Durante a feira, a empresa vai desenvolver, junto com o grupo israelense Kornit, o qual representa no Brasil, um espaço que mostra a produção digital e o futuro da impressão na moda. O Eco Factory é um ambiente de mais de 220 metros quadrados onde os participantes poderão validar, na prática, as iniciativas sustentáveis e de automação para impressão, que reduzem consideravelmente o consumo de água e agilizam os processos. “Temos essa produção modelo em um espaço em São Paulo e decidimos trazer a experiência para a feira porque acreditamos que o futuro da moda será a produção on demand, ou seja: cada vez mais o desenvolvimento acontecerá de forma rápida e automatizada, eliminando desperdícios e garantindo que a produção seja sob demanda. Essa prática é essencial para aqueles negócios que buscam soluções alinhadas às iniciativas de ESG”, diz o CEO do Grupo Bloom, Felipe Sanchez.

A Censi Máquinas também marcará presença na feira deste ano, com destaque para a exposição da fusionadeira MCE-600 - um novo equipamento voltado à camisaria, que possui sua principal concorrência na Europa. A diretora executiva, Sheila Censi Braun, explica que esse modelo mais robusto era uma solicitação antiga dos clientes da marca.

“Com ele estamos explorando um novo nicho de mercado. Nossa máquina é 100% nacional, totalmente fabricada pela Censi, financiável, com o diferencial da assistência técnica próxima e com o nosso selo de qualidade. A expectativa de toda equipe é muito alta para este novo equipamento. O time sabe quando jogou muito bem. Estamos indo para o mercado com total confiança. Sabemos que podemos apresentá-la numa feira de tamanha relevância, como é a Febratex”, comenta. 

Maior edição

A Febratex 2022 será composta por sete áreas físicas, espalhadas pelos quatro setores do Parque Vila Germânica, e o Ginásio do Galegão. No total, serão 30 mil metros quadrados de área total do evento. Até o dia 15 as inscrições podem ser feitas gratuitamente no site https://febratex.com.br/. Após essa data terá o custo de R$ 50 por pessoa, no local do evento. 


Legenda: Delta Máquinas apresenta a Rama, exclusividade na Améria Latina
Créditos: Divulgação
Legenda: Grupo Bloom, junto com Kornit, apresenta conceito de Eco Factory
Créditos: Divulgação
Legenda: A Censi Máquinas apresenta a fusionadeira MCE
Créditos: Divulgação
Legenda: Felipe Hort, da Híbrido, destaca a apresentação do serviço de Trade Marketing Digital na Febratex
Créditos: Divulgação
Legenda: Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta Máquinas
Créditos: Divulgação