05/09/2022

Fábrica de teste de software garante confiança do usuário e alinhamentos de objetivos com cliente

Redução de custos com retrabalho, maior satisfação do cliente, confiabilidade, eficiência e rápida detecção de problemas antes da entrega são alguns dos benefícios da prática

Os últimos anos foram de intensa estimulação de investimentos na indústria de TI no Brasil. Só em 2021, foram empregados US$ 45,7 bilhões, fazendo com que o país figurasse na décima posição do ranking mundial de investimentos - e líder na América Latina. Os dados são da International Data Corporation (IDC) sob análise da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).

Com essa ascensão de investimentos e crescimento da transformação digital, o desenvolvimento e atualização de plataformas, sites e sistemas tornou-se necessário para a boa experiência dos usuários e progressão dos mercados. “O consumidor, seja ele final ou o colaborador que vai utilizar o sistema da empresa no seu dia a dia de trabalho, se acostumou com a qualidade, facilidade e usabilidade dos sites e aplicativos. Ele é o melhor controle de qualidade. Porém, para garantir a  lealdade do cliente, é importante colocar no mercado a melhor versão do software. Para isso existem as fábricas de testes”, afirma Wellington Morais de Almeida, gerente de operações da Envolti.

Os testes de software garantem a confiabilidade do usuário na empresa, já que certifica que a entrega será alinhada com o desejo do cliente, o que deixa o usuário mais confiante tanto no uso do software quanto na relação com a empresa. Recorrer a uma fábrica de testes garante o ajuste das expectativas dos líderes de negócios com as reais demandas do mercado, como a acessibilidade, por exemplo. Ajustes frequentes asseguram maior usabilidade do sistema, com a certificação de que eles entrarão em operação com o mínimo de falhas possível.

“Um dos benefícios de testar o software é garantir, ou aumentar, a satisfação dos usuários finais da plataforma. Além disso, a adesão a uma fábrica de testes promete redução de custos com refação e reestruturação frequentes de um sistema que não tenha sido testado seguindo boas práticas do mercado”, reforça o especialista.

Testes constantes garantem ainda a segurança de dados, evitando ataques cibernéticos. De acordo com o estudo Security Outcomes Study Volume 2, da Cisco, quase 40% das tecnologias de segurança utilizadas pelas organizações são consideradas desatualizadas. “O objetivo da fábrica de testes é buscar uma melhoria contínua, com maximização de resultados, tornando a empresa mais competitiva, através da gestão dos processos e constante alinhamento com os objetivos estratégicos”, diz Wellington


Legenda: Wellington Morais de Almeida, gerente de operações da Envolti
Créditos: Divulgação