FastBuilt Experience 2022 traz insights inéditos sobre o futuro da habitação
Tecnologias como inteligência artificial, metaverso e machine learning foram temas das palestras das trilhas de tech e construção do evento que reuniu mais de 1,2 mil pessoas no Teatro Carlos Gomes em Blumenau (SC)
Na última semana, o FastBuilt Experience reuniu lideranças e profissionais das áreas de construção civil e do mercado imobiliário para discutir inovações no setor. Mais do que falar sobre a inserção do corretor nas redes sociais, ou como a construtora se aproveita do uso de aplicativos, as palestras no palco principal do evento abordaram temas como Machine Learning e IoT (Internet das Coisas), gêmeos digitais e o metaverso a partir da engenharia, sistema construtivo Light Wood Framing e muitos outros.
“Quem vem para um evento como este espera aprender coisas que não vê em qualquer lugar. Portanto, esses temas mais técnicos vão ao encontro do interesse dos participantes que querem descobrir o que esperar do mercado nos próximos anos”, afirma Jean Ferrari, CEO da FastBuilt.
Rafael Camargo, diretor de soluções do mercado imobiliário da Deloitte, empresa referência em serviços de auditoria, consultoria e serviços relacionados, apresentou em primeira mão no evento uma pesquisa inédita desenvolvida e divulgada pela empresa em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras imobiliárias (ABRAINC).
“O estudo busca identificar o retrato da habitação em 2040, apresentando direcionadores para empresas e profissionais do segmento para navegarem rumo ao futuro. Ele é baseado nas preferências da geração Z [nascidos entre 1995 e 2010], que atualmente representa 13% da população do Brasil”, diz Rafael. O estudo está disponível para download no site da Deloitte através do link.
Além disso, temas como ESG, com foco na governança, Indústria 4.0 e Cultura da Inovação foram abordados ao longo dos dois dias de evento. Foram mais de 60 palestrantes em trilhas de conhecimento simultâneas em dois palcos do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (SC).
“A ideia do FastBuilt Experience é criar uma comunidade inovadora e difundir informação para engenheiros, arquitetos, empresários de construtoras mostrando que a tecnologia está presente e à disposição para apoiar a todos e melhorar os processos. Além disso, é um espaço para criar relacionamentos, fazer conexões e até fechar negócios”, diz Adriana Bombassaro, diretora de operações da FastBuilt, que conduziu um painel sobre a jornada do cliente.
Planos para a 6ª edição do evento
Para quem participou e pretende voltar, ou para os interessados no tema, a boa notícia é que tem mais Experience em 2023. “Ainda é cedo para dizer, mas esperamos promover um evento com novidades para o próximo ano”, revela Jean.
O FastBuilt Experience 2022 reuniu cerca de 1,2 mil pessoas em dois dias de palestras 100% presenciais. Os participantes puderam participar de um almoço de negócios com os palestrantes, fomentando conexões e gerando insights exclusivos para seus negócios.