18/08/2023

FastBuilt reúne lideranças da construção civil no litoral catarinense para debater inovação no setor

Segunda edição do Conexão FastBuilt aconteceu nesta quinta-feira (17), em Balneário Camboriú e falou ainda sobre a jornada do cliente, segurança do trabalho e a nova NBR 17170

A inovação, do canteiro de obras ao atendimento do cliente, ainda é um desafio para a construção civil. Mas com as ferramentas certas e boas práticas, o setor está transformando a produtividade e a forma como se relaciona com o consumidor. Foi sobre isso que debateu a segunda edição do Conexão FastBuilt, que ocorreu nesta quinta-feira (17), em Balneário Camboriú, no PZ Ecomall.

Na abertura, Jean Ferrari, CEO da FastBuilt, construtech organizadora do evento, apresentou a solução da empresa para a gestão do pós-obra, além das possibilidades da inovação para o setor. Em seguida, um painel debateu a segurança no trabalho dentro da construção civil. 

"O fator comportamental e a maneira de implementar a cultura de segurança são desafiadores. Precisamos acompanhar diariamente e aplicar procedimentos eficientes", destacou Cindy Anny Zanetti, engenheira de segurança do trabalho da construtora Pasqualotto. O painel também contou com a participação de Mauricio Busatto Casagrande, engenheiro de segurança do trabalho da Embraed, Ricardo Pippi Reis, gerente de qualidade e segurança do trabalho da Dallo Empreendimentos, e mediação de Eduardo Sales, líder do setor de P&D da startup Esphera.

"Apoiar o colaborador no entendimento da sua responsabilidade dentro da segurança da obra é fundamental para que todos estejam engajados em relação a esta questão", complementou Maurício.

O segundo painel da noite, que contou com mediação da co-founder da FastBuilt, Adriana Bombassaro, falou sobre a jornada e a experiência do cliente. Valter Torresani, da Torresani e Vokkan, Jonas Dotta, do Grupo Itapuí, e Hermes Tomedi, da Procave, falaram sobre suas experiências e boas práticas no dia a dia com o cliente. 

"Antes da entrega, disponibilizamos o app para acompanhamento de obras e logo em seguida, na entrega, o manual digital do proprietário. Assim, o cliente tem um relatório personalizado sobre seu imóvel, agilizando, por exemplo, a realização de projetos de marcenaria e interiores, pois todas as informações estruturais são fáceis de acessar e precisas. No pós-obra, o cliente pode abrir um chamado no app e acompanhar cada etapa do chamado", explicaram os executivos, que reforçaram o fato da tecnologia ser um propulsor do relacionamento mais eficiente com as pessoas. Todas as construtoras representadas por eles utilizam a plataforma da FastBuilt.

Além disso, a manutenção preventiva e a relação no pós-obra junto aos síndicos também foi apontada pelos executivos como um fator muito mais eficiente após a implantação da tecnologia de gestão.

A última palestra da noite foi conduzida pela engenheira civil especialista na área de qualidade, Helen Tambosetti. A profissional falou sobre a nova Norma Brasileira de Regulamentação 17170, que trata das questões envolvendo as garantias oferecidas nas obras. O assunto também foi discutido em webinar recente lançado pela FastBuilt, que pode ser conferido aqui.


Legenda: FastBuilt reúne lideranças da construção civil no litoral catarinense para debater inovação no setor
Créditos: Divulgação
Legenda: Jean Ferrari, CEO da FastBuilt
Créditos: Divulgação
Legenda: Evento debateu a a jornada do cliente, segurança do trabalho e a nova NBR 17170
Créditos: Divulgação