15/08/2024

Febratex: consultor destaca oportunidades que feiras de negócios oferecem às empresas 

Considerada uma das principais agendas do setor têxtil, o evento é realizado a cada dois anos em Blumenau (SC) e reúne os principais players desse mercado. Em 2024, acontece de 20 a 23 de agosto

As grandes feiras de negócios, como é o caso da Febratex, se apresentam como importantes oportunidades às empresas para além da exposição de produtos. Segundo o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela, que tem escritório na cidade sede do evento - Blumenau (SC) - e atende empresas do setor têxtil,  é preciso considerar todas as possibilidades que a participação nesse tipo de espaço oferece aos negócios.
 
“As feiras são momentos ímpares para que as empresas possam ampliar sua visibilidade e se posicionar no mercado, demonstrar capacidade de inovação, se conectar com parceiros que podem fazer a diferença no crescimento do negócio, além de estar mais perto de clientes já consolidados e prospects. A Febratex, em particular, oferece uma visão abrangente do que há de mais moderno na indústria têxtil, sendo um espaço onde tendências se encontram", comenta o consultor. 
 
Para quem atua direta ou indiretamente com o segmento, a Febratex é uma das agendas de eventos mais importantes, que reúne os principais players do mercado, desde fabricantes de máquinas e equipamentos até fornecedores de insumos e tecnologias de ponta. Realizada a cada dois anos, ela chega a sua 18ª edição em 2024 e será realizada de 20 a 23 de agosto - na última vez em que ocorreu, reuniu cerca de 2 mil marcas em 440 estandes e 56 mil visitantes durante os quatro dias. 
 
“As conexões que a feira proporciona são muito valiosas. Além do compartilhamento de conhecimento com outros colegas do setor, das parcerias que podem ser fechadas e dos negócios decididos ali, muitos contatos podem resultar em futuras vendas pós-feira. Então, é um tempo e esforço investido naquele momento que continua produzindo resultados depois”, comenta Vilela.
 
O consultor pontua ainda que a feira ajuda a fomentar discussões sobre as tendências do setor, como a sustentabilidade na produção têxtil, a automação e a digitalização dos processos industriais.
 
Eventos como a Febratex também têm um impacto econômico significativo para a região. A agenda atrai visitantes e expositores de diversos estados e até de fora do país, movimentando a economia local por meio do turismo, hotelaria e serviços.

Legenda: Em 2024, a Febratex acontece de 20 a 23 de agosto
Créditos: Organização Febratex
Legenda: Roberto Vilela é consultor empresarial e estrategista de negócios, com atuação em várias empresas pelo Brasil
Créditos: Mel Pacheco