28/11/2022

Festa Nacional da Cebola de 2023 terá Festival Gastronômico como um dos destaques

Atração que está sendo desenvolvida pela Fundação Fexponace com o apoio do Sebrae/SC e tem o propósito de valorizar a produção rural de Ituporanga, fortalecendo a identidade gastronômica local e o turismo

A Festa Nacional da Cebola vai ter um destaque a mais em 2023: é o Festival Gastronômico de Ituporanga, que passa a integrar o evento, reforçando o potencial agrícola que projeta a cidade país afora. O planejamento do modelo que a atração seguirá começou a ser desenvolvido no último dia 29, com a parceria entre a Fundação Fexponace e o Sebrae/SC. 

“A proposta da próxima edição da Festa da Cebola é fortalecer a identidade gastronômica da região pelo uso de ingredientes produzidos na cidade, especialmente da cebola. Então além das atrações já tradicionais, como exposições agrícolas, rodadas de negócios e shows nacionais, vamos oferecer mais esse destaque: um Festival Gastronômico dentro do evento, com experiências da culinária local, e que envolva também os estabelecimentos em um circuito gastronômico, contando histórias através de novas receitas criadas pelos restaurantes locais”, informa Paulo Roberto Ribeiro, presidente da Fexponace.

Para Aloísio Salomon, especialista do Sebrae/SC no Vale do Itajaí, promover um festival voltado para a gastronomia em um município com potencial agrícola e que já tem uma identidade bem marcada em torno de um produto específico, exalta todos os movimentos econômicos, turísticos e empresariais produzidos na cidade. “É uma visibilidade que fortalece todo o ciclo empreendedor que gira ao redor do produto, no caso de Ituporanga, a cebola. A festa que já é conhecida nacionalmente, tem espaço para este tipo de abordagem e um campo fértil para fortalecer os negócios ligados à gastronomia local e ao turismo”, afirma.

A Festa Nacional da Cebola de Ituporanga ocorre de 13 a 16 de abril de 2023, no Parque da Cebola. 


Legenda: Festival Gastronômico chega como mais uma atração da Festa da Cebola de Ituporanga
Créditos: Reprodução Prefeitura de Ituporanga
Legenda: Restaurantes e gastronomia envolvendo a cebola vão fazer parte do Festival Gastronômico
Créditos: Reprodução Internet