FIA Employee Experience reconhece Grupo Sancon como um dos Lugares Incríveis para se Trabalhar no país
A metodologia desenvolvida ao longo dos últimos 40 anos por pesquisadores da Fundação Instituto de Administração leva em conta o comportamento humano nas organizações e anualmente avalia centenas de negócios. O grupo superou a maioria dos índices padrão estabelecidos no estudo
O Grupo Sancon, formado pela Pronnus, empresa de soluções de segurança da informação, e a Sancon, especializada em sistemas para gestão de negócios, acaba de ser reconhecido por uma das principais pesquisas de clima como um dos Lugares Incríveis para se Trabalhar no Brasil. O levantamento é da Fundação Instituto de Administração, a FIA, que estabeleceu uma metodologia aprimorada nos últimos 40 anos e que leva em consideração uma série de questões relacionadas ao comportamento humano e ao mercado de trabalho.
Para avaliar as condições de trabalho das empresas, a FIA aplica a pesquisa FIA Employee Experience – FEEx. A metodologia classifica, por meio de indicadores específicos e exclusivos, a satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho, com seus gestores e com a atuação do CEO, além de avaliar os serviços oferecidos a eles pela área de gestão de pessoas por meio de suas práticas de RH.
“Ser uma empresa classificada como um Lugar Incrível para se Trabalhar a partir de um trabalho tão minucioso e profissional como este é motivo de orgulho para a Sancon, ainda mais recebendo este resultado quando acabamos de celebrar 28 anos de atuação. É a certeza de que estamos no caminho certo, desenvolvendo uma série de melhorias que tornam o dia a dia dos nossos colaboradores mais produtivo e motivador”, diz Cristiane Tonet, diretora de operações do Grupo Sancon.
Índices superiores à média geral
Entre os motivos para comemorar a classificação, o Grupo Sancon ressalta que contar com média superior à registrada em geral nas empresas é um dos pontos de maior reconhecimento. Enquanto em comunicação a média é de 90,5 pontos de máximo de 100, a empresa alcançou 94,5 pontos. Também obteve destaque nas categorias ESG (com 94,2 contra 93,5 da média geral), aprendizagem (com 91,9 contra 89,8), relações interpessoais (87,2 contra 85,4) e qualidade de vida no trabalho (89,2 contra 88,7). Em liderança, atingiu a pontuação de 89,8. A média geral do Grupo Sancon na pesquisa da FIA foi de 88,8.
Foco na jornada do colaborador e recompensa aos profissionais
“Ao longo dos últimos quatro anos, dedicamos esforços significativos à estruturação das práticas de Recursos Humanos aliadas à gestão estratégica do negócio. Durante esse período, trabalhamos na compreensão da cultura organizacional, identificando as forças que atuam no negócio e na equipe, bem como identificando oportunidades de melhoria. Gradualmente, fortalecemos os aspectos positivos já presentes e apoiamos as mudanças necessárias para promover o crescimento sustentável da empresa. Um marco crucial nesse processo foi a revisão e criação do planejamento estratégico, que hoje serve como guia para uma série de ações e práticas internas”, diz Patricia Pietro, coordenadora de RH.
Entre as iniciativas de gestão de pessoas que levaram a empresa a construir uma trajetória de reconhecimento estão ações com foco na jornada do colaborador. A companhia acompanha toda a vivência do profissional dentro da empresa, do recrutamento até o dia a dia de trabalho, realizando ações de feedback e monitoramento da comunicação, desempenho e gestão do clima. Todas as ações são desenvolvidas e registradas no software de gestão de pessoas da Senior, companhia da qual a Sancon é parceira, garantindo um histórico completo para apoiar a tomada de decisão da liderança.
Já o programa de desenvolvimento de pessoas foca na realização de treinamentos de acordo com a necessidade de cada colaborador. Só em 2023 já foram mais de 7.500 horas de capacitação, através de programas como o Sancon Talks, Programa de Desenvolvimento de Líderes, a Universidade Corporativa Senior e por meio de plataformas parceiras.
A jornada do colaborador hoje é totalmente apoiada pelos softwares de gestão de pessoas da Senior Sistemas, facilitando assim todo o processo e a administração das informações e indicadores da área de coordenação de pessoas.
Programas de reconhecimento a conquistas, benefícios por indicação, bônus anual e espaços colaborativos são outros investimentos que contribuem para a satisfação e engajamento dos colaboradores.