30/06/2022

Flexibilidade de escopo é cada vez mais importante para assertividade na outsourcing de TI

*por Milton Felipe Helfenstein, diretor comercial da Envolti

Para alterar, gerenciar ou organizar projetos na área de Tecnologia da Informação é necessário ter à disposição mão de obra qualificada, ou seja, profissionais de TI que têm a expertise necessária para comandar um projeto, conseguindo compreender todas as dores do cliente. 

Com a escassez de pessoas especializadas no mercado, muitas empresas vêm buscando a terceirização do setor de TI: cerca de 60% das pequenas empresas no Brasil já aderiram ao serviço, entre as companhias de médio porte o número chega a 63%. Os dados são de um levantamento feito pela TIC Empresas, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR).

Para um resultado concreto e orçamento seguro é imprescindível definir o escopo do projeto, alinhando segurança com flexibilidade. Com a escolha de um modelo ajustável, você e seu fornecedor podem estabelecer regras para que as alterações sejam mais baratas e menos burocráticas. Trabalhando a validação por etapas é possível incluir as modificações enquanto vai trabalhando no projeto, com a certeza de que todos os gargalos mapeados desde o início do processo serão resolvidos com maior satisfação do cliente.

O escopo fechado é, muitas vezes, o mais escolhido devido ao orçamento limitado da empresa, ou quando o cliente quer ter mais clareza sobre o valor investido no começo do processo. Porém há impossibilidade de construção otimizada ao longo do projeto. É comum serem identificadas melhorias a serem feitas no desenvolvimento do projeto, por conta da rigidez do escopo fechado, com horas de trabalho limitadas ou ações que devem ser feitas pelo time de desenvolvimento, esses upgrades não entram na rotina de trabalho.

Como nos projetos de escopo flexível cada etapa é realizada mediante a validação da etapa anterior. Esse modelo garante a dinamização do processo de desenvolvimento do trabalho e uma gestão colaborativa. As etapas de validação acontecem com praticidade e foco na melhor entrega do projeto de terceirização, então os sistemas ou melhorias desenvolvidos ao final do projeto são mais aderentes à realidade do negócio.

Mercado em expansão

Um estudo feito pela International Data Corporation (IDC) revelou que o mercado de serviços de TI no Brasil faturou mais de R$ 46 bilhões em 2021, um crescimento de 5,9% em comparação ao ano anterior. São os resultados da exponencial transformação digital que revolucionou o mercado principalmente nos últimos dois anos. Quem quer estar no jogo oferecendo as melhores soluções para os clientes e ultrapassando a concorrência, tem que buscar os melhores processos de desenvolvimento de projetos na TI.


Legenda: Milton Felipe Helfenstein, diretor comercial da Envolti
Créditos: Divulgação