14/12/2022
Fritz Müller - Hub de Conhecimento investe em energia fotovoltaica
Implantação do sistema reforça as práticas de sustentabilidade defendidas pela organização. Sede da instituição, em Blumenau, recebeu 171 painéis solares, que devem gerar uma média de 117.018 kWh de energia por ano
Um dos princípios da Fritz Müller – Hub de Conhecimento está calcado na sustentabilidade e nas consequências positivas das suas práticas socioambientais. Por isso, o investimento no sistema de energia solar recém-instalado na sede da instituição, em Blumenau, reforça a preocupação com a manutenção dos recursos naturais e com a sua perenidade econômica, já que continua tendo o caráter de fundação sem fins lucrativos.
“A implantação do sistema fotovoltaico era uma demanda que vinha sendo estudada há algum tempo. Seus benefícios são inegáveis, tanto nas questões financeiras quanto no impacto ambiental positivo que produz. Os princípios ESG estão no DNA da Fritz Müller e a decisão de aderir à energia solar é mais uma assinatura da responsabilidade socioambiental que buscamos cumprir cotidianamente nas nossas ações”, afirma Everaldo Grahl, diretor presidente da Fritz Müller.
O prédio recebeu 171 painéis solares, com potência de 550W cada um, capazes de gerar em média 9.920 kWh de energia por mês – e até 117.018 kWh por ano. A estimativa é que o sistema produza uma economia mensal de 80% em relação à atual fatura de energia elétrica. A expectativa é que o investimento na iniciativa tenha retorno dentro de quatro anos.
As vantagens ambientais do sistema instalado na corporação também se destacam. Em 25 anos, cerca de 798,59 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos na atmosfera. Para se ter uma ideia, caso a instituição não tivesse aderido ao sistema, seriam necessárias 5750 árvores para neutralizar essa quantidade de dióxido de carbono na atmosfera – o custo estimado para o plantio dessas árvores seria de R$ 114.100,00.