Gerente de negócios globais da sul-coreana Roborobo vem a Blumenau para campeonato de robótica
Executivo atua na sede da empresa em Seul e estará em Blumenau em setembro para acompanhar a edição nacional do WRO
Kevin Veliz, gerente de negócios globais da sul-coreana Roborobo, virá a Blumenau em setembro, para acompanhar a edição brasileira do World Robot Olympiad (WRO), campeonato global de robótica educacional. A partir de 2025 a empresa vai patrocinar o evento mundialmente.
A empresa sul-coreana desenvolve kits de robótica educacional e produtos relacionados para atividades curriculares e extracurriculares de escolas públicas e privadas pelo mundo. No Brasil, a Robomind, de Blumenau, é distribuidora exclusiva da marca.
A Roborobo foi fundada em 2000 por três estudantes universitários e um professor que buscavam preparar as crianças para as necessidades tecnológicas do mercado. Desde então, se tornou a principal provedora de educação para robótica na Coréia do Sul, com programas em 1.200 escolas de ensino fundamental das 6.200 existentes no país.
Os produtos ajudam os estudantes a aprender programação, robótica e STEM, que é uma sigla em inglês para as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
“Ficamos muito felizes de sediar em Blumenau um evento com essa importância, e aproximar ainda mais a cidade da educação para robótica. Virão estudantes de todo o país, além de nomes de peso como o Kevin. A Robomind tem parcerias estratégicas com líderes globais como a Roborobo e a Lego, empresas reconhecidas pela excelência em tecnologia robótica”, destaca André Brandão Sala, CEO da Robomind.
Sobre o WRO
O World Robot Olympiad (WRO) é um dos maiores campeonatos globais de robótica educacional. No Brasil, a edição de 2024 acontece entre 14 e 15 de setembro no Ginásio Galegão, em Blumenau, reunindo estudantes de 8 a 19 anos de todo o país. A visitação é gratuita, com abertura dos portões a partir das 10h.
O tema do ano é "Aliados da Terra". Na modalidade Elementary (estudantes de 8 a 12 anos de idade) as equipes precisam construir um robô capaz de ajudar as pessoas da aldeia a verificar os vegetais, coletá-los e regar o jardim, utilizando Lego. Na modalidade Júnior (11 a 15 anos), as equipes devem construir um robô que poderá transformar uma cidade em um lugar mais verde, ajudando as pessoas a criar um jardim. Na modalidade Sênior (14 a 19 anos), o robô deve ajudar a restaurar uma cidade após um desastre natural.
Os vencedores da etapa nacional representam o Brasil na edição mundial, que acontecerá na Turquia, entre 28 e 30 de novembro.
Na última edição mundial do WRO, que ocorreu em novembro de 2023 no Panamá, a olimpíada contou com mais de 60 mil estudantes de mais de 90 países distribuídos em mais de 20 mil equipes, dentre elas, duas representando o Brasil.