15/08/2022

Gráfica MKM investe em backup em nuvem da Microservice após ataque hacker

Empresa brusquense viu a necessidade de investir em soluções de segurança como armazenamento em nuvem e novos antivírus para garantir a proteção dos dados e das operações da companhia

Fundada há mais de 30 anos em Brusque e especializada na produção de embalagens personalizadas que agregam valor aos produtos de seus clientes, a Gráfica MKM viu, com o crescimento do negócio, a necessidade de investir em segurança da informação e infraestrutura de TI. Após um ataque hacker enfrentado pela empresa, ficou ainda mais visível a necessidade da adesão ao backup na nuvem.

O sistema que estava em operação na empresa não comportava mais as necessidades do negócio, ao mesmo tempo em que havia a preocupação com a segurança de acesso e armazenamento de dados. A partir dessa necessidade, surgiu a parceria com a Microservice, empresa de tecnologia especializada em soluções para segurança da informação. O time de Serviços da Microservice foi responsável por toda a migração das informações da MKM para o novo sistema, além de implantar um novo servidor e o serviço de backup na nuvem.

“Passamos por um ataque hacker que ocasionou perda de danos e necessidade de pagamento de resgate. Com este episódio percebemos como nosso sistema estava frágil frente a essas ameaças. Vimos a necessidade de ter o armazenamento dos nossos dados em nuvem, para garantir maior segurança para as nossas operações e também para os nossos clientes. Chamamos a Microservice para nos auxiliar com esse trabalho, por conta da expertise da empresa nesta área”, diz Thiago Wisdaleck, supervisor de pré impressão da Gráfica MKM.

O resultado foi percebido rapidamente, já que a MKM não teve mais intercorrências relacionadas à segurança do sistema. Thiago reforça que um dos principais benefícios vindo da parceria é a tranquilidade de saber que os dados dos clientes e da empresa estão em segurança. “Também nos dá segurança saber com quem contar quando há alguma demanda fora da rotina. Todos os nossos chamados com a Microservice sempre foram atendidos rapidamente, nunca ficamos sem retorno. Todos os especialistas da empresa são atenciosos e ágeis. Com certeza é um investimento que vale a pena”, afirma o supervisor.

Sandro Zendron, CEO da Microservice, celebra a parceria com a gráfica, reforçando suas preocupações com a segurança do sistema. “Com a MKM trabalhamos com a gestão de banco de dados e soluções que detectam e analisam anomalias cibernéticas nos sistemas informatizados, garantindo tranquilidade com a empresa, além de um alto nível de SLA”, diz o gestor.

Aumento no número de ameaças cibernéticas

Um relatório divulgado recentemente pela empresa de segurança americana SonicWall revelou aumento de 11% no volume de malware global, além de 132% nas ameaças criptografadas. A pesquisa também coloca o Brasil no segundo lugar do pódio dos maiores alvos de ransomware (sequestro de dados), atrás apenas dos Estados Unidos.

“É um trabalho constante de aprendizado e atualizações, já que os criminosos também estão sempre atualizando suas formas de invasão. Quando se lida com informações de terceiros, não se pode economizar em termos de segurança. Pode-se perder o trabalho de dias ou meses, com a necessidade de refação de muitos processos quando não se investe em um bom backup. Quando se tem o armazenamento dos dados na nuvem, o máximo que pode acontecer é ‘perder’ um dia de trabalho, mas de qualquer forma as informações estão na nuvem e basta repassá-las ao sistema novamente”, finaliza Sandro.


Legenda: Gráfica MKM investe em backup em nuvem da Microservice após ataque hacker