Grupo Bloom e Kornit Digital apresentam fábrica têxtil inteligente na FESPA Digital Printing 2023
Estrutura de Eco Factory mostrará, na prática, como a indústria pode reduzir desperdícios, eliminando o uso de água na impressão, e produzir itens sob demanda. Espaço terá produção massificada em todos os dias do evento
Uma parceria entre Grupo Bloom, Kornit Digital e FESPA Digital Printing 2023 vai levar para a feira a Eco Factory: uma fábrica inteligente operando com zero desperdício, mostrando na prática o novo conceito de produção industrial têxtil inteligente.
A iniciativa acontece durante todos os dias de feira (20 a 23 de março, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo) e é aberta ao público. O visitante terá contato direto com a produção completa e em tempo real de camisetas, da pré-impressão à secagem, em um ambiente que reproduz uma fábrica, na prática. Especialistas do Grupo Bloom e da Kornit Digital vão explicar cada passo do processo para que todos possam entender as características deste novo modelo de negócio.
O objetivo da parceria é mostrar que, em um pequeno espaço, é possível ter uma fábrica de produção industrial massificada de camisetas sob demanda de forma ágil, tecnológica e, principalmente, sustentável, já que não há uso de água durante o processo. Diversas marcas ao redor do mundo estão utilizando com êxito o conceito, que também chegou ao Brasil e está transformando empresas pela agilidade de produção e entrega.
Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom, destaca que a Eco Factory já existe na própria sede da empresa, em que empresários de todo o país são recebidos para conhecer o espaço. “Trazer esse mesmo ambiente para a feira, com o apoio de nossos parceiros, vai proporcionar a pulverização do conceito, oportunizando ao visitante uma imersão prática em uma fábrica inteligente e ecológica, com produção de alto valor agregado”, diz.
Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing, relata as expectativas para a Eco Factory: “A impressão digital têxtil avançou de forma impressionante nos últimos anos e este crescimento pode ser visto nos estandes da FESPA Digital Printing, com cada vez mais opções para quem quer crescer neste mercado. Na Eco Factory, o empresário vai entender, na prática, como funciona uma fábrica de camisetas sob demanda e como este conceito vai virar uma realidade em seu parque produtivo. Estamos felizes com esta parceria e em poder levar uma visão ampla do processo aos nossos visitantes”.
A Eco Factory contará com uma impressora Kornit Atlas Max produzindo em tempo real camisetas a todo momento na feira, com especialistas da companhia tirando dúvidas dos visitantes e explicando este conceito de produção industrial sob demanda na prática, algo que as principais marcas do Brasil e do mundo já estão fazendo para diminuir perdas e atender demandas sustentáveis.
A iniciativa vai mostrar que chegou a hora das marcas de vestuário do Brasil se movimentarem nesta direção, transformando a maneira como elas fazem negócio, eliminando os volumes gigantescos de camisetas que resultam em grandes sobras. Agora, o pensamento é on demand, com produções pensadas e planejadas para acabar com o desperdício. É, na prática, um redesenho total da cadeia, da entrada na indústria até a chegada ao cliente, uma verdadeira reinvenção de como o processo funciona.
Para participar da iniciativa gratuita é preciso apenas fazer a credencial de visitante gratuita para visitar a FESPA Digital Printing 2023.
FESPA Digital Printing
A FESPA Digital Printing acontece de 20 a 23 de março, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. São demonstradas as inovações em impressão digital, comunicação visual, têxtil, promocional, decoração, produtos personalizados, rótulos, 3D, insumos, tintas, substratos, mídias e outras áreas. A credencial de visitante gratuita pode ser feita de forma antecipada e quem se inscrever agora concorre a uma Alexa Echo Dot 4ª Geração: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.