26/07/2022

Grupo Linear adere a programa de uma das maiores escolas de negócios do mundo

Companhia busca certificação com o PAEX, da Fundação Dom Cabral (FDC), representada em Santa Catarina pela Fundação Fritz Müller (FFM). Adesão ao programa, que visa mais competitividade, iniciou no final de 2021 e os resultados já começam a ser percebidos

Crescimento e ascensão sempre fizeram parte da trilha do Grupo Linear, companhia pioneira em desenvolvimento de escoamento no país, completa em 2022 13 anos de trajetória e atua em mais de 10 países da América Latina, com prospecção para Estados Unidos e África. Mas, como qualquer negócio que almeja evolução, veio a necessidade de aumentar a profissionalização da empresa, para que pudesse continuar expandindo de forma sustentável. “Sempre tivemos um planejamento estratégico, mas detectamos que a empresa precisava dele de uma forma mais estruturada. Aliado a isso e para proporcionar à equipe uma atuação de alta performance, buscamos a Fundação Dom Cabral (FDC), melhor escola de negócios do país e entre as melhores do mundo”, menciona Regina Sardanha, diretora executiva do Grupo Linear.

Em Santa Catarina, a FDC é representada pela Fundação Fritz Müller (FFM), que fornece todo o  suporte ao programa. Os encontros do PAEX com o Grupo Linear começaram em fevereiro deste ano e os resultados já são visíveis na corporação: a implantação de mudanças começou pela redefinição da Ideologia. “O grupo está alinhado e revendo muitas questões. Além da liderança, formada por diretores, coordenadores e supervisores, as peças sociais da empresa também estão envolvidas no processo. A equipe está sendo questionada, analisando toda sua história e o que quer para o futuro. Percebemos que, embora muitos dos questionamentos estavam na empresa de forma intrínseca, não estavam formalmente mapeados nem integravam a tomada de decisão, efetivamente”, comenta Roni Branco, diretor comercial da companhia.

Investir no fortalecimento da marca através de conhecimento e capacitação da equipe gestora tem mapeado as estratégias em curto e médio prazos, com a definição da linha de visão do negócio até 2026. Segundo Roni, tem sido uma forma de potencializar resultados através de um modelo de gestão que alinha propósito, estratégia, inovação e impacto social. A empresa já está na fase de mentorias, iniciando o processo de reuniões de Avaliações Gerenciais Mensais.  

PAEX

O Programa Parceiros para a Excelência (PAEX) é uma metodologia desenvolvida pela FDC que foca em processos ágeis e alinhamento com a transformação digital para desenvolver uma gestão de alto desempenho e elevar os resultados do negócio. Voltado para médias empresas, o programa oferece apoio e tutoria de especialistas para auxiliar na definição de estratégias e resolução de problemas em todas as áreas de gestão: financeira, contabilidade, processos, marketing, vendas, estrutura organizacional e pessoas, projetos, inovação, transformação digital e governança.

Avaliações Gerenciais Mensais e Avaliações de Gestão Quadrimestral colaboram com a revisão do planejamento estratégico e da visão de futuro da companhia. A Rede Colaborativa que integra o programa tem atividades estruturadas para compartilhar conhecimento e vivências, além de troca de informações entre dirigentes e executivos, através de fóruns, comitês e encontros setoriais.

A avaliação de resultados compõe um acompanhamento sistemático de indicadores estabelecidos no planejamento estratégico da organização. “O Paex também propõe outros programas internos, como o PDD – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – e o PDD-A, que é uma versão avançada dessa solução. Ou seja, é um programa completo, que realmente eleva os resultados da corporação com monitoramento dinâmico e flexibilidade, com identificação de oportunidades e rapidez na tomada de decisões”, afirma Raquel Schürmann, gerente executiva da FFM. “É um investimento que está levando o Grupo Linear a uma nova visão de estrutura gerencial, um novo jeito de encarar o mercado e que vai aumentar o patamar de competitividade da empresa”, destaca Roni.


Legenda: Metodologia foca em processos ágeis e alinhamento com a transformação digital para uma gestão de alto desempenho e elevar os resultados do negócio
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: Divulgação