Grupo Reunidas celebra 74 anos de história e compromisso com o transporte rodoviário
Empresa que iniciou suas operações com apenas um ônibus conta atualmente com centenas de veículos de transporte coletivo, além de veículos para o transporte rodoviário de cargas fracionadas
O Grupo Reunidas comemora 74 anos em novembro de 2024. A empresa nasceu com o compromisso de integrar regiões e aproximar pessoas em um tempo em que as estradas ainda estavam em expansão no estado. Com sede em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, ao longo dos anos se tornou sinônimo de confiabilidade e hoje, depois de sete décadas, é uma das maiores operadoras de transporte interestadual e intermunicipal no Sul do Brasil, além de se destacar no transporte de cargas, que já representa metade de suas operações.
A companhia, que no início se chamava Empresa Caramori, levando o sobrenome de seu fundador, Selvino Caramori - falecido em 1989 -, começou a operar com o transporte de passageiros, num percurso que ia de Caçador (SC) a Lages (SC). O trajeto era feito com o primeiro ônibus adquirido junto com a linha, um Chevrolet Gigante 1944. Aos poucos, o empreendimento foi crescendo e atendendo a uma demanda cada vez maior.
“Quando seu Selvino deu início à empresa, ele fazia tudo: era o motorista, o cobrador e o mecânico quando era preciso. Depois, aos poucos e continuamente, graças ao seu olhar visionário, o negócio foi expandido. Novos sócios chegaram, novas linhas e mais veículos foram se somando e formando essa grande companhia que conhecemos hoje”, relata o diretor-presidente do Grupo Reunidas, Vinicius Marins.
Ainda na década de 1950, deu-se início a sociedade com outros empresários e a fusão com a empresa Vitória, fazendo surgir a Reunidas Ltda. A partir daí passou-se a atender outras localidades e novos veículos e colaboradores foram chegando. Nos anos 60 veio um boom de expansão, passando a fazer a integração de todo o estado catarinense, além de novas linhas para o Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Nos anos 1970, a Reunidas dava início ao atendimento ao mercado de transporte de cargas, que atualmente é sua grande aposta, com investimento em veículos e tecnologias que a ajudam a consolidar seu nome cada vez mais nesse setor. Nos anos que seguiram, a companhia continuou ampliando a atuação de suas frentes de atendimento para outros estados e para fora do país, chegando à Argentina, em 1989, para onde ainda oferece linhas.
Se o primeiro grande desafio da Reunidas foi garantir rotas e se consolidar, nas décadas seguintes o foco passou a ser a inovação. Com o passar dos anos, a empresa incorporou tecnologias de transporte e ampliou os serviços para atender às expectativas dos novos tempos. "A Reunidas sempre buscou evoluir, não apenas em relação à tecnologia, mas também na forma como se relaciona com o cliente. Estamos em constante adaptação para continuar a oferecer serviços que fazem sentido para quem confia em nós para suas viagens e para a logística de suas empresas", afirma Marins.
Uma dessas inovações foi a introdução do WhatsApp como um canal oficial de atendimento e venda de passagens, implementado há pouco mais de um ano. A empresa buscou, com essa medida, atender as demandas de um público que valoriza a conveniência e agilidade, e o retorno tem sido positivo. “O WhatsApp foi um passo importante e a resposta dos clientes reforça a importância de facilitar o contato e trazer mais segurança com um canal oficial de comunicação. Somando a isso, também incorporamos um sistema de Bilhete de Passagem Eletrônico, com o qual o passageiro não precisa mais imprimir sua passagem antes de embarcar,” acrescenta o diretor-presidente da companhia.
A empresa também investiu em um site novo, onde os clientes encontram várias informações sobre todos os serviços oferecidos pela companhia. No site é possível comprar passagens, ver as linhas do transporte metropolitano de Curitiba, solicitar orçamentos para fretamentos e cargas, assim como acompanhar o trajeto dos pedidos, entre outras facilidades.
Atualmente o Grupo Reunidas, composto por cinco empresas, conta com mais de 1,6 mil colaboradores diretos e cerca de 400 veículos em sua frota.