02/07/2024

Grupo Solar Vale, de Blumenau, comemora 7 anos marcados pela expansão da energia fotovoltaica

Em 2017, quando a energia solar ainda não era amplamente conhecida, dois amigos identificaram uma oportunidade promissora no setor. Hoje, a Solar Vale, que começou com apenas três colaboradores, tornou-se um grupo empresarial que emprega mais de 100 pessoas

A empresa Solar Vale nasceu da vontade de empreender dos sócios Thomas Knoch e Marcos Almeida. Após se arriscarem em outros mercados, eles perceberam no setor fotovoltaico uma chance real de prosperidade. E estavam certos: em sete anos, o negócio expandiu de maneira significativa, motivando o surgimento e a anexação de mais quatro empresas, que formaram o Grupo SV, concentrado em Blumenau (SC). Nesse período, o número de colaboradores saltou de três para mais de 100 e uma mudança para um endereço com espaço mais amplo também se fez necessária. 

“Hoje, a Solar Vale é muito maior do que um dia imaginamos que poderia ser capaz de chegar. Em 2017, eu e o Marcos iniciamos a nossa trajetória de empreendedorismo no fotovoltaico, pelo qual nos encantamos imediatamente. Era um período em que a maioria das pessoas conheciam pouco ou nada sobre essa fonte de energia, o que era desafiador, e foi somente em 2019 que o negócio realmente começou a crescer de forma exponencial”, conta Thomas. 

De maneira geral, a energia solar tem crescido muito. Atualmente ela é a segunda na matriz energética brasileira e bateu recorde de expansão no ano passado. Mas nem tudo foi favorável nos últimos anos. Assim como outros setores, o fotovoltaico também sofreu os impactos da pandemia, em pleno momento de expansão. 

“Entramos em 2020 com muitas expectativas, mas a pandemia nos forçou a reinventar nosso negócio”, relembra Thomas. “Inicialmente foi desafiador, mas percebemos que havia uma nova demanda: as pessoas estavam em casa, consumindo mais energia. Então, direcionamos nossos esforços para atender esses projetos residenciais”. 

“A pandemia foi um baque e foi difícil até entender como poderíamos nos adaptar a esse novo cenário. Mas conseguimos observar que existia uma nova necessidade, as pessoas estavam ficando mais em casa, utilizando mais aparelhos domésticos e consumindo mais energia, então conseguimos direcionar a nossa atenção a esses projetos”, complementa Marcos. “A tecnologia utilizada para a geração de energia é igual para qualquer finalidade, os módulos utilizados em uma indústria são os mesmos empregados para uma residência, e com isso conseguimos tracionar a nossa força de engenharia técnica e comercial para focar no que o mercado precisava naquela situação e isso possibilitou dar mais um passo rumo ao crescimento e principalmente manter os profissionais que nós tínhamos”, complementa.

Mesmo com todos os desafios da pandemia, a empresa continuou crescendo e ao fim dela, a Solar Vale já contava com mais de 60 colaboradores. “Algo que aprendemos com tudo isso é que a mudança e o aprimoramento precisam ser contínuos.  Estamos sempre buscando estar à frente do mercado, trazendo novos produtos, novas tecnologias que atendam às novas necessidades dos consumidores. Isso nos ajudou a chegar até aqui e pode nos levar mais longe”, concluiu Marcos. 

Surgimento do Grupo SV

A ampliação da empresa para um grupo empresarial ocorreu conforme foram surgindo oportunidades e necessidades do mercado. Atualmente o grupo é composto pela Solar Vale (empresa integradora, que faz a venda, instalação e  homologação dos projetos de energia solar de todos os portes), a Acroni (distribuidora que vende equipamentos fotovoltaicos para todo o Brasil), a Lesto Bombeamento Solar (um produto exclusivo para atender ao agronegócio), a SV Agro (que recentemente chegou para consolidar todos os produtos para o agro, desde microrredes, bombeamento, usinas para investimento e usinas para consumo), e a SV Energia (que atua na migração para o mercado livre de energia). 

“O Grupo SV em si nasceu com um propósito. Lá em 2020 para 2021, enxergamos que não éramos apenas uma empresa de energia solar, mas, sim, uma empresa de soluções energéticas, e com isso passamos a envolver todo o grupo para trazer um ecossistema de soluções em energia para os nossos clientes”, destaca Thomas. 

O Grupo SV já instalou mais de 2 mil usinas solares e atende clientes em todo o Brasil. A Solar Vale atende principalmente consumidores regionais, enquanto as outras empresas do grupo têm um alcance nacional. Há um ano, o grupo mudou-se para um novo endereço, na 

Via Expressa - saída para a BR-470, em busca de um espaço maior para abrigar todas as empresas e armazenar os mais de 10 mil módulos fotovoltaicos do estoque.


Legenda: Thomas Knoch (e) e Marcos Almeida (d) iniciaram a Solar Vale há sete anos
Créditos: Divulgação/Solar Vale
Legenda: Na foto, parte da equipe do Grupo SV. Companhia começou com três colaboradores e hoje emprega mais de 100 pessoas.
Créditos: Divulgação/Solar Vale
Legenda: A nova sede do grupo fica na Via Expressa, em Blumenau
Créditos: Divulgação/Solar Vale