História da IPEL é contada no livro Santa Catarina - Grandes Marcas
Segunda edição da obra foi lançada neste mês, em Florianópolis, pelo Instituto Amanhã com o apoio da Fiesc. Empresa de Indaial foi destaque no ano em que completa 40 anos
A criação e o desenvolvimento da IPEL - indústria de papel tissue, de Indaial (SC), que completa 40 anos em 2024, pode ser conferida na segunda edição do livro Santa Catarina - Grandes Marcas, lançado neste mês pelo Instituto Amanhã. A obra destaca algumas das marcas que fazem parte da cultura empresarial catarinense e ganharam notoriedade pelo seu crescimento e contribuição com o estado.
O evento de lançamento do livro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, no último dia 11, e contou com a presença dos representantes das 50 empresas listadas pela publicação. “Para a IPEL é um orgulho poder fazer parte dessa obra e estar entre esse seleto grupo de companhias catarinenses que fazem a diferença na vida de milhares de cidadãos e na economia do Estado”, comentou Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL.
A empresa, que já tem gestão profissionalizada há cerca de 10 anos, com gestores de mercado em sua diretoria, e conta com a atuação da primeira e da segunda geração das famílias fundadoras no Conselho de Administração, atua com a produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos através de private label e marcas próprias. A produção mensal da IPEL é de 6 mil toneladas ao mês, fato que leva a empresa a estar entre as sete maiores companhias do segmento no país, segundo o Panorama Anual do Mercado Brasileiro de Papel Tissue, da Tissue Online.
É também a quarta maior empresa de Indaial em arrecadação de impostos. Emprega mais de 800 colaboradores e atende mais de mil distribuidores e pontos de vendas do varejo mensalmente, atuando nos segmentos de varejo e, atualmente, a líder de vendas, em tonelagem total de papel no segmento de limpeza profissional, segmento este denominado como Institucional ou Profissional. Para manter-se na vanguarda, investe constantemente em inovação, tecnologia e sustentabilidade.
“Temos orgulho de sermos uma empresa tradicional da região, que mantém o sentimento de pertencimento a quem é da cidade e, principalmente, que está ligado à empresa direta ou indiretamente. Mas, também temos nosso foco no futuro, por isso da busca constante por aprimoramento dos nossos produtos e serviços e por inovação, para que possamos acompanhar e liderar mudanças importantes de diferentes formas”, diz Luciano de Liz Barboza, CEO da empresa.
Mais detalhes sobre a história da Ipel podem ser conferidos na reportagem especial para a publicação do Instituto Amanhã. O livro Santa Catarina - Grandes Marcas está disponível na versão impressa e digital, que pode ser no site do instituto e baixada gratuitamente. A história da empresa indaialense pode ser lida a partir da página 94.