22/02/2024

Indústria 4.0: automação eleva produtividade e padronização da produção da Camargo Química

Empresa é uma das pioneiras da área da indústria da construção civil a implementar soluções que proporcionam a programação automática da produção, conforme receita desenvolvida previamente, e rastreabilidade dos pedidos em todas as etapas do chão de fábrica. Aumento de 35% de produtividade é um dos fatores apontados pela gestão

Até 2028, o Brasil deve consolidar investimentos na casa dos  US$ 5,62 bilhões em soluções para a chamada Indústria 4.0. Com um crescimento anual de 21%, a implementação de soluções de automação tende a ser um caminho sem volta para o setor. No entanto, enquanto muitas empresas se preparam para começar a investir, outras despontam como pioneiras em automação. É o caso da Camargo Química, companhia brasileira especializada no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a indústria da construção civil.

A inovação, para a empresa, vai além do portfólio, que engloba insumos que não poluem e que agregam durabilidade e resistência às obras. Para produzir esses materiais, a Camargo Química conta com um chão de fábrica automatizado, localizado na planta da sua matriz, em Pomerode (SC).

Atualmente, toda a programação da produção já é automatizada, sem a necessidade de intervenção humana. No ERP da companhia estão integradas soluções de power BI, e de inteligência artificial, como GPT, Copilot e bots que agilizam os processos e criam uma fluidez no planejamento do chão de fábrica.

Assim, a partir do momento em que recebe o pedido de um cliente, a companhia insere no sistema de gestão a receita para a produção do insumo e manda os dados para a fábrica. As soluções utilizadas de forma integrada permitem a realização de ajustes e correções de forma muito mais eficiente, além da padronização da produção. 

“O controlador acompanha todo o processo através de dispositivo móvel e, depois da produção, encaminha uma amostra de teste ao laboratório. Após aprovada a amostra, o produto segue para transporte até o cliente. A dosagem de cada matéria-prima ocorre automaticamente, conforme as receitas calculadas no momento do pedido de determinado produto e a abertura e fechamento das torneiras das matérias-primas é automatizado”, explica Wellington Santos, gerente industrial da Camargo Química.

Entre os ganhos com a automação, o executivo avalia que a padronização da produção e da qualidade do produto é um dos destaques. A Camargo Química calcula que, na comparação com o processo manual, a inovação já implementada no chão de fábrica trouxe um aumento médio de 35% na produtividade. Com novos investimentos que devem ser feitos nos próximos meses, o índice deve chegar próximo aos 50%.

A rapidez na tomada de decisões com base em dados estruturados também faz a diferença, de acordo com a empresa. Na Camargo Química, a tecnologia aliada ao desenvolvimento de produtos sustentáveis está criando um ambiente de crescimento constante e impulsionando reconhecimentos. A estrutura da empresa foi um facilitador, por exemplo, para obtenção das normas de qualidade como a ISO 9001. Além disso, a companhia vem trabalhando para solidificar seus projetos e conta com a automação como um propulsor para  buscar o reconhecimento via norma ISO 14001 - que trata do sistema de gestão ambiental de uma empresa, e deve fazer parte dos reconhecimentos da Camargo Química em breve.

Confiabilidade para o cliente

Ainda de acordo com Wellington, a produção automatizada garante ao cliente a entrega de insumos com qualidade idêntica em todos os pedidos, além da possibilidade de rastreabilidade de sua carga, desde o momento em que sai da fábrica até a chegada à obra.

“Como todo o processo é realizado dentro de padrões do sistema, não existe a possibilidade de erro humano, com mais ou menos aplicação de uma matéria-prima na dosagem, por exemplo. Além disso, o grau de confiança do cliente é bastante elevado, porque a assertividade é muito positiva quando há automação da produção”, reforça o gestor.

Além da planta em Santa Catarina, a Camargo Química está investindo em uma unidade de produção em São Paulo, que também contará com automação, que se tornou uma das características de trabalho da companhia. Do início da produção ao atendimento final do cliente, o processo fluido a partir da automação e da integração de diversas ferramentas garante à Camargo Química um importante diferencial de mercado. 


Legenda: Camargo Química conta com plata automatizada para produção
Créditos: Divulgação
Legenda: Toda a programação conta com suporte tecnológico, uso de IA e automação
Créditos: Divulgação