Iniciativa do Sebrae/SC aprimora gestão de empresários locais
Programa de Gestão Avançada (PGA) desenvolve habilidades necessárias em gestores de negócios consolidados e em expansão. Edições anteriores resultaram em aumento de 45,9% na lucratividade das empresas participantes. As inscrições podem ser feitas no site https://promo.sebrae-sc.com.br/pga
O crescimento da empresa — por mais que seja algo positivo — pode trazer uma série de desafios para os empresários. Pensando nisso, o Sebrae/SC promove o Programa de Gestão Avançada (PGA), que ajuda os gestores nessa jornada.
Dentro da iniciativa, os participantes encontram uma mentoria especializada para impulsionar o negócio, acesso a ferramentas e estratégias de gestão avançada e networking com outros empresários. Com isso, desenvolvem resiliência para enfrentar os desafios do mercado e persistência na busca por inovação constante para se manter à frente da concorrência.
No programa são desenvolvidas as áreas financeira, comercial e de marketing, processos e RH. As edições anteriores resultaram em um aumento de 45,9% na lucratividade das empresas participantes, 13,9% de aumento nas vendas e 50,5% no giro do estoque.
O projeto começa com um diagnóstico preliminar da situação, feito por um consultor especialista do Sebrae. A partir disso são definidas as estratégias e um plano empresarial, seguido da implementação e gestão de resultados, e finaliza com uma revisão de estratégias e um novo plano de ação para o futuro.
Mais informações sobre o projeto e as inscrições podem ser acessadas no site https://promo.sebrae-sc.com.br/pga.
O consultor Eduardo Ercoli ministrou nesse mês o módulo de consultoria de gestão de processos, que orienta as empresas na utilização de ferramentas para otimização de processos e comunicação interna. “Na consultoria, abordamos questões relativas a mapeamento dos processos, indicadores, PDCA, não conformidades e ações corretivas, lean manufacturing e lean office, além de aspectos e impactos ambientais”, comenta.
Milena Schaadt da Silva, sócia-proprietária da A Carpintaria, que mantém junto com o marido Oberdã José de Almeida, conta que a empresa cresceu de maneira rápida, e para manter o ritmo de desenvolvimento e a organização da empresa, o PGA está sendo fundamental.
“Nós viemos de um crescimento em ‘passinhos de formiga' e de repente esse crescimento veio um pouco maior e nós não estávamos mais conseguindo fazer a gestão. Procuramos o PGA através da indicação de um amigo, e tivemos vários treinamentos. A consultoria financeira nos impactou muito, porque tínhamos muitas informações mas não tínhamos controle em um único local. Entendemos que a nossa parte produtiva estava sendo afetada por não termos um processo mais alinhado, então agora estamos muito contentes”, declara.
Fernanda Rosa, analista de negócios do Sebrae/SC, afirma que o programa tem mudado a perspectiva dos negócios de empreendedores.
“Com o PGA, damos as ferramentas necessárias para que essa empresa tenha um crescimento sólido e bem estruturado, aumentando ainda mais as chances de sucesso no futuro”, finaliza.