16/04/2025

Inovação com o uso de IA e Análise de Dados impulsiona nova era do mercado livre de energia

Marco regulatório que amplia o acesso de escolha na contratação do serviço origina um novo cenário, que exige soluções avançadas para otimizar a gestão e garantir competitividade. Ferramentas digitais, como inteligência artificial e Data & Analytics, garantem previsibilidade e automação

A recente abertura do mercado livre de energia no Brasil tem impulsionado um novo cenário de oportunidades para empresas do setor, exigindo soluções tecnológicas avançadas para a gestão eficiente da oferta e consumo de energia. Dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) indicam que só no primeiro semestre de 2024, 12.858 unidades consumidoras aderiram à contratação livre de energia – um aumento de 25% em relação ao número total de contratações até dezembro de 2023.

“Em um país com mais de 52 mil unidades consumidoras participando do mercado livre de energia – e com uma regulamentação que amplia o acesso e permite que mais consumidores escolham seus fornecedores de energia –, já é perceptível o aumento da demanda por soluções que possibilitem maior previsibilidade, automação e otimização dos processos de sistemas que por si só já apresentam uma robustez de operação. Por isso, ferramentas tecnológicas são essenciais para que agentes do setor maximizem seus resultados e ofereçam serviços mais assertivos, com experiências que impactem o cliente”, comenta Rodrigo Reno Strey, vice-presidente da AMcom, corporação brasileira especializada em criar, manter e evoluir soluções digitais para negócios complexos.

Esse ambiente dinâmico exige que empresas do setor aperfeiçoem sua gestão e operações para se manterem competitivas. O uso de soluções de Data & Analytics – que analisam e consolidam informações provenientes de diferentes fontes – geram insights, permitem uma previsão de demanda e ajustes em tempo real, e garantem uma visão estratégica que auxilia na tomada de decisões e na criação de novos modelos de negócios.

É o caso de uma companhia do setor atendida pela AMcom, que oferta a contratação de energia em um plano por assinatura e buscava um maior controle da jornada do cliente, para fortalecer sua oferta no mercado. “A companhia implementou melhorias usando Data & Analitycs por meio de um projeto conduzido no modelo ágil, com o desenvolvimento de um portal web que torna possível uma conexão entre a concessionária, a intermediadora de energia e o cliente final. Para o projeto, a AMcom atuou com o desenvolvimento de soluções e integração com à plataforma SalesForce. Estas soluções integradas tornaram a jornada do cliente mais fluída, permitindo que a companhia tivesse melhor avaliação das necessidades dos consumidores, potencializando a oferta de novos modelos de contratação de energia, se tornando assim altamente competitiva”, explica Strey.

A inteligência artificial também desempenha um papel inovador nesse processo: ao permitir previsões mais acuradas sobre consumo e produção, as ferramentas de IA podem, por exemplo, identificar padrões de consumo e sugerir ações que otimizem o uso da energia, beneficiando tanto fornecedores quanto consumidores, gerando uma verdadeira experiência ao cliente. Além disso, é possível prever falhas, mitigar riscos e automatizar tarefas.   

Diante desse novo cenário regulatório e das crescentes demandas por eficiência e sustentabilidade, as empresas que adotam tecnologias de análise de dados e inteligência artificial ganham uma vantagem competitiva significativa. “Essas são soluções tecnológicas que contribuem para a transformação digital do setor energético. Por isso, parcerias estratégicas, como a AMcom, que impulsionam a inovação e conseguem realizar uma aplicação prática destas tecnologias, acabam por garantir um aproveitamento máximo das oportunidades do mercado livre e portanto, precisam estar no radar das empresas de energia”, reforça Strey. A empresa atua no desenvolvimento de soluções digitais e na integração de sistemas legados com novas plataformas de análise e automação. “A modernização e integração de aplicações possibilitam a criação de um ecossistema mais conectado, permitindo que todas as etapas do fornecimento e comercialização de energia sejam monitoradas e otimizadas em tempo real, trazendo mais assertividade à operação”, finaliza.

 

 


Legenda: Rodrigo Strey, vice-presidente da AMcom
Créditos: Daniel Zimmermann