21/11/2022

Inovador, ralo triangular ganha destaque no mercado

Vertex, da marca Elleve, do Grupo Linear, agrega maior funcionalidade em comparação aos modelos tradicionais e toque de decoração, pelas sete opções de acabamento - além do formato inédito no Brasil.

Com uma linha evolutiva bastante evidente, os tradicionais modelos de ralos redondos e quadrados feitos basicamente de plástico deram espaço a uma série de novos formatos e peças produzidas em matérias-primas resistentes. Os lineares têm caído no gosto nacional – e paralelo a eles, existem várias outras linhas inovadoras que fortalecem a peça como item de decoração. No Brasil, um modelo exclusivo do Grupo Linear e trazido para cá por sua adesão fora do país é o triangular. Batizado de Vertex, faz parte do portfólio da marca Elleve dentro da indústria pioneira em sistemas de escoamento linear no país.
 
A peça, que é uma opção relativamente recente no mercado, ficou conhecida por ser um ralo “de quina”, mas possibilita instalações inusitadas. “Mesmo triangular, o Vertex pode ser colocado em várias posições, inclusive no meio do box, no ângulo de 90º do revestimento. Além disso, a sua versatilidade possibilita que ele esteja presente para além do banheiro. Em varandas e espaços gourmet, por exemplo, trazem um toque moderno e interagem com a proposta descontraída destes espaços”, comentaFernanda Pereira, arquiteta na Vitral Studio Arquitetura, de Blumenau (SC).
 
A ousadia do formato agrega outra vantagem ao modelo: maior captação de água que outros ralos. Um modelo tradicional quadrado de 15 cm tem uma área de captação de 2.026 milímetros quadrados; já o Vertex, que tem as dimensões de 16 cm x 16 cm x 22 cm, tem a área de captação de 2.440 milímetros quadrados. “Para áreas com grande necessidade de escoamento, como banheiros ou salas de banho, o Vertex garante a funcionalidade que o ambiente exige. Outra vantagem técnica do modelo é a fabricação em monobloco, tecnologia que oferece maior qualidade e durabilidade à peça”, destaca Roni Branco, diretor comercial do Grupo Linear.  
 
Fernanda ressalta como outro atributo do Vertex a facilidade de instalação. “A base desse ralo tem altura reduzida, de apenas 22 milímetros. Sendo assim, evita-se cortes na laje durante a instalação, o que o torna bastante prático e viável tanto em construções quanto em reformas. A base também possui abas que resolvem o problema da infiltração, pois como a peça é instalada entre o piso e o contrapiso e selada com adesivo selante PU, onde haveria rejunte é a área de captação da água para saída do ralo”, explica a arquiteta.
 
As sete opções de cores da tampa também elevam o modelo à categoria premium. Os acabamentos nas cores Inox, Gold, Rosé Gold, Red Gold, Black Matte, Grafite e Polido – todas com processo de coloração especiais, que as protegem contra riscos e contra o desbotamento – tornam o modelo adaptável a qualquer tipo de revestimento e capazes de ornar com vários tipos de metais. Para quem quer valorizar o piso, há também a possibilidade do modelo oculto. “Acompanhando uma tendência do mercado decor, gosto de indicar o Black Matte quando o projeto possui revestimento escuro no chão ou a Inox para combinar com revestimentos mais claros”, afirma Fernanda.  
 
Os ralos da linha Vertex são adaptáveis à caixa sifonada de 100 mm, em tubo prolongador de mesmo diâmetro ou no tubo de 50m, e acompanham acessórios como Fecha Ralo, Grade Retentora de resíduos, Ventosa e Adaptador.


Legenda: Ralo Vertex Black Matte, inusitado e moderno.
Créditos: Divulgação
Legenda: Ralo triangular Vertex na cor Inox, que harmoniza com as peças mais tradicionais do banheiro.
Créditos: Divulgação