Inscrições para o programa Brasil Mais seguem até o dia 18 de março
Iniciativa do Governo Federal e aplicada através do Sebrae/SC busca auxiliar micro e pequenos empresários a conquistarem mais competitividade a partir de mudanças simples nos processos de gestão e atuação de mercado
Alessandra Cardozo Cristelli é sócia de uma empresa de representação de equipamentos e máquinas de manutenção que está em atividade há 37 anos e atende todo o estado de Santa Catarina. Com tanta bagagem de atuação, a empreendedora achava que o negócio já estava estruturado e que participar de um programa gratuito que oferecia melhorias em curto prazo e com implementação de inovações seria desnecessário. A visão foi totalmente desconstruída depois de participar do Programa Brasil Mais, projeto do Ministério da Economia desenvolvido com várias entidades, entre elas o Sebrae. “No início eu fui muito resistente. Mas no meio do processo percebi que estava errada e pude visualizar na prática o quanto a iniciativa foi decisiva para o crescimento e restruturação do negócio”, lembra.
Acompanhada durante quatro meses por um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae/SC, Alessandra e sua equipe conseguiram vários avanços com simples mudanças de postura, como colocar em prática estratégias de mercado capazes de mensurar concorrentes, resgatar clientes antigos, prospectar novos, além de modificar a gestão financeira da empresa. “Fazíamos tudo em planilhas e a partir da implantação de um sistema financeiro, a gestão ficou muito mais fácil e com tempo bastante otimizado”, relata. Adotar uma cultura de alta performance, com determinação e metas trimestrais, e a contratação de uma consultoria de marketing também foram determinantes para o novo momento da empresa. “Crescemos 40% no faturamento de 2021 e 16% em produtividade, com atitudes simples. O Brasil Mais é transformador”, afirma Alessandra.
Os interessados em participar da iniciativa, que é gratuita, têm a oportunidade de se inscrever no Brasil Mais até o dia 18 de março, através do link sebrae.com.br/brasilmais. O programa visa aumentar a produtividade e a competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte através de soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. Durante quatro meses, o empreendedor passa por nove encontros – sendo seis presenciais individuais e três online coletivos – e recebe o acompanhamento do ALI. “Com o Brasil Mais, o empreendedor consegue, com a implantação de melhorias rápidas e de alto impacto, aumentar o seu faturamento e reduzir custos através da inovação em produtos, em processos, na área de marketing e de modelos de negócio. Ele também conquista práticas sustentáveis, digitalização, crescimento e fortalecimento da marca”, comenta Aloísio Salomon, gestor regional do ALI no Sebrae Vale.
Além do Sebrae/SC, também integram o programa do governo federal o Senai e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).