Inteligência artificial transforma o processo de inspeção de qualidade no setor têxtil
Revisadeira Smart Vision, da Delta Máquinas Têxteis, mostra como dados e automação elevam padrões de produtividade e controle
A incorporação de inteligência artificial (IA) aos processos produtivos já não é mais uma promessa, mas uma realidade em rápida expansão. Segundo o relatório The State of AI in Early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value, da consultoria McKinsey, mais de 70% das empresas globais utilizam IA em pelo menos uma área de seus negócios. Na indústria, o cenário não é diferente — e uma das frentes mais propícias para esse avanço é a inspeção de matéria-prima, no setor de qualidade.
Em Santa Catarina, a Delta Máquinas Têxteis, especializada em soluções para automação da produção desse setor, desenvolveu a Revisadeira Smart Vision, uma tecnologia de “visão inteligente” aplicada ao processo de revisão de malhas e tecidos. O equipamento alia câmeras de alta definição integradas à inteligência artificial para realizar análises automáticas, eliminando a dependência exclusiva do olhar humano. Capaz de inspecionar até 40 metros de tecido por minuto, a solução identifica falhas, registra variações de largura, peso, gramatura, rendimento e, ao final do processo, atribui uma pontuação objetiva ao rolo revisado.
Eficiência traduzida em dados
Mais do que acelerar e tornar mais eficiente a revisão, outro diferencial da Smart Vision está na geração e integração de dados. Cada rolo revisado gera um relatório detalhado, acessível em tempo real através da própria máquina ou diretamente pelo ERP da fábrica. Essa rastreabilidade assegura padronização, transparência e um histórico digital robusto para o controle de qualidade.
Na prática, a solução possibilita que gestores acompanhem indicadores de desempenho, reduzam desperdícios e identifiquem padrões de falhas que podem ser corrigidos ao longo da cadeia produtiva, de maneira ágil e antecipada.
“Ao automatizar a inspeção e registrar métricas detalhadas, a Smart Vision demonstra como a IA pode ir além da automação mecânica, tornando-se uma ferramenta de gestão. O que antes dependia da subjetividade do operador agora se traduz em dados concretos, capazes de orientar ajustes produtivos, melhorar a qualidade final e reduzir custos operacionais”, explica o CEO da Delta Máquinas Têxteis, Fábio Kreutzfeld.
A Smart Vision foi a primeira solução do catálogo da Delta a incorporar inteligência artificial. A expectativa da empresa é expandir gradativamente o uso dessa tecnologia em outras máquinas, atendendo às demandas crescentes do setor por qualidade, padronização e eficiência operacional.