IPEL e o sistema SIGO: inovação na gestão da qualidade
Modelo de gestão baseado em células autônomas e tecnologia garante crescimento e sustentabilidade na indústria de tissue com sede em Santa Catarina e está fortemente ligado aos conceitos celebrados no Dia Mundial da Qualidade
No Dia Mundial da Qualidade, lembrado anualmente na segunda quinta-feira de novembro, empresas e profissionais celebram as boas práticas e os avanços na gestão da qualidade. Este dia é uma oportunidade para refletir sobre a importância dela em todos os processos, desde a produção até a entrega de serviços. Na IPEL, indústria de papel tissue de Indaial (SC), o Sistema IPEL de Gestão Operacional (SIGO) representa um marco significativo na busca por essa excelência, oferecendo inovação e uma abordagem estruturada para a gestão e operação de suas atividades.
O SIGO transforma a maneira como a IPEL organiza sua produção, utilizando uma metodologia que se baseia em pilares fundamentais como Modelo de Gestão, Estrutura de Células, Objetivos e Metas, Papéis e Responsabilidades, Comunicação, Melhoria de Resultados, Sistemática de Avaliações e Reconhecimento. Esse sistema divide a operação em pequenas células, ou unidades autônomas, onde cada uma assume a responsabilidade por suas próprias metas, processos e resultados.
Cada célula funciona quase como uma pequena fábrica dentro da operação maior. E elas têm papéis e responsabilidades bem definidos, com indicadores de desempenho específicos que são monitorados constantemente. A cada ciclo, as células são avaliadas, e ajustes são feitos para garantir que os resultados estejam sempre melhorando.
“Esse modelo aprimora a produtividade e fortalece o engajamento dos colaboradores, uma vez que eles têm autonomia para gerenciar suas responsabilidades, aumentando o sentimento de empoderamento e comprometimento com os resultados”, pontua Marlon Souza, diretor de Gestão e Tecnologia.
Tecnologia e capacitação
Para garantir que o sistema funcione de maneira eficaz, a IPEL implementou tecnologias de ponta, como o sistema MES (Manufacturing Execution System), que monitora as paradas de máquinas em tempo real, o WMS (Warehouse Management System), que otimiza a gestão de estoques, e o checklist fácil, uma ferramenta digital que apoia a rotina dos facilitadores de operadores. Além disso, o uso de BI (Business Intelligence) com dashboards interativos permite que os gestores acompanhem de perto os resultados e tomem decisões baseadas em dados precisos.
A implantação do SIGO também envolveu um processo de capacitação contínua dos colaboradores. Esses encontros garantem que todos os membros da equipe estejam alinhados e preparados para responder rapidamente às necessidades da operação.
“Quando falamos de competitividade, grandes ganhos foram evidenciados não só financeiros, mas também oportunidades para os colaboradores de crescimento interno na empresa. Alguns ganhos que a gente evidenciou também em relação a números foram o aumento de produtividade, a redução de perdas no processo. Além disso, a sustentabilidade também é um diferencial do SIGO”, pontua o supervisor de Gestão e Processos, João Carlos Miranda.
A sustentabilidade também tem destaque dentro do sistema de gestão criado pela IPEL. Ela é observada em ações desde a implantação da cultura paperless, que reduz a utilização de papel para a gestão das atividades e processos, até a implantação dos sistemas ETA e ETE, que fazem a gestão e o reuso de toda a água do parque fabril, por exemplo.
Ciclo de avaliações e reconhecimento das melhores células
O SIGO também inclui um sistema de avaliações periódicas, onde as células competem entre si para atingir os melhores resultados. Essas células são avaliadas com base em indicadores de desempenho e meios de gestão. As células que alcançam os melhores desempenhos são premiadas, criando uma cultura de reconhecimento e incentivo à busca pela excelência.
O propósito do SIGO é claro: "Da minha célula, cuido eu". Esse lema reflete o senso de responsabilidade individual e coletiva que permeia toda a organização. Cada colaborador tem papel fundamental no sucesso da célula em que está inserido, e, por meio da colaboração e do comprometimento, todos contribuem para o crescimento contínuo da empresa.