IPEL marca presença no seminário "Mulheres em ESG" na Semana ODS na Prática
A indústria de papel tissue será representada pela diretora comercial, Luciana Dobuchak, na edição do evento que acontece em Blumenau (SC), no dia 24 de setembro
A IPEL, indústria de papel tissue de Santa Catarina marcará presença na Semana ODS na Prática, uma iniciativa itinerante organizada pela especialista em responsabilidade social, Soul Impacto, e que terá como uma de suas cidades sedes Blumenau (SC). O evento, que ocorre simultaneamente em vários municípios, busca promover a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A programação da semana se estende de 23 a 27 de setembro. A IPEL estará presente no seminário Mulheres em ESG, que acontece no dia 24. O evento será realizado no auditório da Fundação Hermann Hering, com uma programação intensa que se estenderá das 9h às 17h30min. Com todas as 150 vagas preenchidas, o seminário reúne pela primeira vez cinco setores da economia, proporcionando um ambiente diversificado para debater e compartilhar boas práticas em ESG (Ambiental, Social e Governança).
Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL, será uma das painelistas no painel principal: “Como incorporar a agenda ESG na estratégia da organização, criando e compartilhando valor com os stakeholders”, que contará com lideranças femininas engajadas nessa temática, sob a curadoria de Amélia Malheiros. Luciana apresentará o case da IPEL, destacando o compromisso da empresa com práticas ESG.
"Na IPEL, entendemos que a adoção das práticas ESG vai muito além de cumprir exigências ou seguir tendências de mercado. Incorporamos essa agenda como parte essencial da nossa estratégia de negócio, buscando criar valor real para todos os nossos stakeholders. Isso envolve desde o uso eficiente de recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente, até o investimento no bem-estar dos nossos colaboradores e a construção de relações transparentes e éticas com nossos parceiros", destaca a executiva.
A empresa está implementando uma série de ações estruturadas em seu projeto ESG, liderado pela especialista Yazmin Trejos, que também participará do seminário com a palestra "O match imbatível ESG + Propósito. Faça o propósito e ESG impulsionar sua jornada e seja uma líder imbatível”. Trejos já atuou em projetos para marcas internacionais, como Amanco, e traz sua expertise para ajudar a IPEL a consolidar suas práticas de ESG. Sobre como começar a se alinhar ao ESG, a especialista destaca que o primeiro passo é olhar para dentro.
“O processo começa entendendo a essência da organização, ou seja, o que você realmente quer transformar. É essencial alinhar o propósito da empresa aos desafios sociais e ambientais do setor em que atua, integrando ESG de maneira estratégica. A liderança precisa ter uma visão sistêmica, mapear as oportunidades e definir metas claras, com monitoramento contínuo através de KPIs. Quando isso é feito, o impacto é real”, continua Trejos. “Além de atrair talentos e investidores, as empresas conseguem mitigar riscos, fortalecer a reputação e gerar valor sustentável a longo prazo. No final, o que construímos são negócios mais responsáveis, inovadores e resilientes, prontos para transformar o mercado e a sociedade”, conclui a especialista sobre as vantagens do ESG.