IPEL se associa ao IBGC e reforça seu compromisso com a governança corporativa
Indústria de papel tissue de Indaial (SC) visa garantir crescimento sustentável
A IPEL, uma das principais indústrias de papel tissue do Brasil, localizada em Indaial (SC), deu mais um passo importante em sua jornada de aprimoramento de governança corporativa. A empresa acaba de formalizar sua associação ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), uma das mais renomadas instituições do país no desenvolvimento e promoção de boas práticas dentro desse cenário.
Segundo a direção da empresa, a iniciativa representa um novo capítulo na sua trajetória, reforçando seu compromisso com a excelência, a transparência e o crescimento sustentável. Para o CEO, Luciano Barboza, a associação com o IBGC é um avanço importante, tanto do ponto de vista estratégico quanto cultural.
“A associação com o IBGC sublinha a relevância do tema para a IPEL, apoia o trabalho do instituto na promoção da governança corporativa no Brasil e fomenta o contínuo aprimoramento da empresa. Essa colaboração também visa garantir o acesso dos nossos colaboradores a conteúdos de qualidade, promovendo uma cultura organizacional cada vez mais alinhada aos princípios ESG e inspirando nossos stakeholders a adotar as mesmas práticas”, comenta Barboza.
Desde a sua fundação, a IPEL tem adotado a governança corporativa como um pilar central de sua gestão. No entanto, nos últimos anos, a companhia tem intensificado seus esforços para evoluir ainda mais neste aspecto, com foco nas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).
“Esse desenvolvimento visa garantir o crescimento responsável e sustentável da companhia, alinhado ao seu propósito de ‘fazer do papel a arte de promover saúde’, e respaldado por valores sólidos como integridade, sustentabilidade, proatividade, inclusão e inovação”, comenta a Governance Officer da empresa, Lucilene dos Santos.
A IPEL tem investido em uma governança cada vez mais robusta e integrada, com ações concretas em áreas como compliance, gestão de riscos, políticas internas, planejamento sucessório e a estruturação de comitês corporativos estratégicos. Além disso, a empresa consolidou a figura do Governance Officer, desde o ano passado, com papel fundamental na construção de uma governança ainda mais eficaz.A novidade tem se mostrado um passo importante para a evolução da governança da IPEL. O principal objetivo dessa função é assegurar a manutenção da integridade do sistema de governança corporativa da empresa, promovendo melhorias contínuas e garantindo a integração das diversas instâncias de governança — desde o Conselho de Administração até os sócios, executivos e outros stakeholders.