21/06/2023

ITMA 2023 deixou claro que o futuro têxtil deve ser mais inteligente e sustentável

*Por Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom

A ITMA 2023 foi uma verdadeira imersão em um setor têxtil altamente tecnológico, automatizado e preocupado com a sustentabilidade. A feira acontece a cada quatro anos, na Europa, e é a principal vitrine global para o mercado - tudo que há de mais inovador é apresentado nela. Mergulhamos de cabeça mais uma vez nessa experiência e voltamos para casa muito mais otimistas para o próximo semestre e fortes na missão de ajudar a transformar a produção têxtil no Brasil. 

As principais tendências apresentadas nessa edição, que aconteceu em Milão, giraram em torno do avanço nos meios de produção, automação, digitalização, inovação tecnológica, sustentabilidade e circularidade. Temas que já são fortes na nossa cultura de trabalho e que entendemos ser fundamental disseminá-los para que a mudança na forma de produzir moda seja cada vez mais rápida. 

O evento deixou clara a importância de a indústria da moda estar ainda mais conectada à sustentabilidade, tornando-a uma realidade mais abrangente. Com tecnologias avançadas que deixem os processos cada vez mais rápidos, inteligentes e criativos.

Uma das novidades muito comentadas no que tange à estamparia foi a impressão 3D em pigmento, que permite a impressão com relevo - um processo realizado sem uso de água e altamente sustentável, apresentado pela Kornit Digital. Mas esse é só um exemplo de tudo que pudemos conferir na feira. 

Participar dessa edição da ITMA foi uma experiência enriquecedora que me deixou extremamente otimista em relação ao futuro da indústria têxtil. A inovação tecnológica e a automação estão transformando os processos produtivos, aumentando a eficiência e a qualidade dos produtos, através de soluções como a Apollo, também apresentada pela empresa israelense, ela é apontada por muitos especialistas como a DTG mais rápida do mundo. Altamente automatizada, é necessário apenas um operador para abastecer a máquina, que realiza o restante dos processos sozinha e promete imprimir até 400 peças por hora.

Para além da questão de produção, a ênfase na sustentabilidade e circularidade reflete uma conscientização crescente sobre os impactos ambientais e a necessidade de práticas mais responsáveis.

Ao deixar a feira, carreguei comigo a convicção de que estamos no caminho certo para alcançar um futuro mais sustentável e de que os próximos meses devem ser mais favoráveis ao setor. A combinação de tecnologia e compromisso com a responsabilidade ambiental irá impulsionar a indústria para um novo patamar, onde a produção têxtil será cada vez mais eficiente, circular e amiga do meio ambiente. A ITMA 2023 foi uma prova clara de que a inovação e a sustentabilidade são parceiras inseparáveis na indústria têxtil do futuro.


Legenda: Felipe Sanchez, CEO Grupo Bloom
Créditos: Divulgação
Legenda: Felipe Sanchez, CEO Grupo Bloom
Créditos: Divulgação