10/11/2020

JA Innovation Camp seleciona jovens de Blumenau para etapa nacional

Alunos do Projeto Pescar, que em parceria com a Fundação Fritz Muller prepara jovens de baixa renda para inclusão social e no mercado de trabalho, foram vencedores da etapa estadual do projeto da Junior Achievement, realizado em parceria com o Facebook.

Em parceria com o Facebook, a Junior Achievement Brasil promoveu na última semana a etapa nacional do JA Innovation Camp. A iniciativa que visa promover a inovação e a resolução de problemas comuns na rotina dos jovens teve a participação de blumenauenses na etapa final.

No dia 5 de novembro, alunas da equipe Lucky, do Projeto Pescar na unidade da Fundação Fritz Müller, se reuniram com outros jovens vencedores das etapas estaduais do projeto. Os participantes apresentaram as iniciativas criadas com base na proposta do evento: “Como a educação financeira pode ser uma ferramenta para ajudar os jovens a realizarem os seus sonhos”.

A proposta das estudantes de Blumenau foi desenvolver através da gamificação uma opção de educação financeira. Elas criaram um jogo de tabuleiro (físico e digital) para crianças e adultos, que compreende situações e desafios conectando escolhas financeiras sustentáveis no desenvolvimento e crescimento de uma pessoa. A ideia do jogo é acompanhar a trajetória de um indivíduo desde situações da infância até a terceira idade.

“É muito importante apoiar iniciativas que resultam em projetos como este apresentado pelas estudantes da unidade da FFM. Elas mostram que a educação financeira tem um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal dos jovens e puderam destacar em nível nacional os estudos e a dedicação que as levou a esta etapa”, destaca a gerente executiva da Fundação Fritz Müller, Raquel Shürmann.

Além da equipe de Blumenau, participaram da etapa nacional equipes do Acre, Ceará, Distrito Federal, Goiás e São Paulo. A vencedora nacional foi a equipe Financial Games, do Ceará, com um aplicativo que ensina finanças através de gamificação. Mas o time de Blumenau também teve motivos para comemorar, de acordo com Raquel: “Estar entre os seis projetos mais bem avaliados do país mostra todo o potencial destes jovens e destaca o quanto eles podem inovar e se desenvolver, especialmente com o apoio de iniciativas como o Projeto Pescar. Temos muito orgulho de ver os frutos que o projeto tem trazido para a região”, finaliza Raquel.


Legenda: JA Innovation Camp seleciona jovens de Blumenau para etapa nacional
Créditos: Reprodução