15/09/2022

Kohler e Cia Tinturaria e Estamparia realiza projeto de adequação à LGPD com a Microservice

Tinturaria e estamparia procurou antigo parceiro de negócios para determinar ações necessárias para conformação com a lei que protege informações e dados dos usuários contra vazamentos e crimes cibernéticos

Apesar de ter sido sancionada em 2018 e estar em vigor desde 2020, 84% das empresas ainda não se sentem preparadas para se adequarem às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em um futuro próximo. A informação é de uma pesquisa feita pela consultoria ICPS Protiviti, publicada pelo portal LGPD Brasil.

Para deixar de fazer parte deste percentual, a Kohler e Cia Tinturaria e Estamparia, de Guabiruba, em Santa Catarina, resolveu investir no auxílio de profissionais especializados no tema. A empresa buscou a expertise da Microservice para auxiliar no mapeamento de ações necessárias para  promover mais segurança da informação e proteção de dados na tinturaria.

Com 30 anos de mercado, a Microservice, empresa de tecnologia especializada em serviços e soluções para a segurança da informação, backup em nuvem, além de soluções Microsoft, aceitou o desafio de adequar a Kohler e Cia Tinturaria e Estamparia às regras da LGPD. As punições para empresas que não se adaptem à lei incluem sanções e multas que podem chegar a até R$ 50 milhões, limitado a 2% do faturamento da empresa.

“Até então, nenhum setor de TI tinha a necessidade de olhar para essas questões, que são bem particulares da LGPD. Foi um grande desafio pois, mesmo conhecendo bem os setores e operações da Kohler, tivemos muitas melhorias e implementações necessárias para mitigar os vazamentos de dados”, explica Sandro Zendron, CEO da Microservice.

Para a Kohler, um dos principais ganhos na TI foi a mudança na política de acessos, onde foi estabelecido da forma correta o que cada um pode ver e ter acesso. Para chegar nesta conclusão, foram realizadas reuniões e conversas para a correta explicação da cultura de proteção de dados, envolvendo toda a equipe no processo.

“Quanto à segurança, por já ser nosso cliente, a Kohler possuía uma boa camada de proteção, como firewall e antivírus contratados, portanto poucas alterações e instalações adicionais foram necessárias. Os atendimentos periódicos e planejados no início do projeto agilizam as ações e possibilitam que os especialistas conversem com todos os setores da empresa e tirem as dúvidas dos gestores. Todo o projeto foi seguido conforme combinado inicialmente, o que confere agilidade e produtividade”, revela Sandro.


Legenda: Kohler e Cia Tinturaria e Estamparia realiza projeto de adequação à LGPD com a Microservice