Mais de 100 desenvolvedores se forma na quinta turma do programa gratuito +Devs2Blu
Iniciativa realizada pela Blusoft/Acate em parceria com a prefeitura de Blumenau realiza seis meses de imersão em aulas de programação e inglês, com apoio de empresas do ecossistema local de inovação
A quinta edição do +Devs2Blu, programa gratuito de formação de desenvolvedores de Blumenau, encerrou nesta quarta-feira (11) com mais de 100 novos desenvolvedores formados. Ao longo dos últimos seis meses, os classificados para a edição deste ano passaram por uma verdadeira imersão de conhecimento.
Além de aulas de programação em linguagens como Java e Flutter, os participantes tiveram também aulas de inglês. Eles ainda passaram, na última semana, pelo Hackathon, em que tiveram que desenvolver soluções para problemas reais de empresas do ecossistema de inovação da região.
Cesar Griebeler, presidente da Blusoft/Acate, responsável pela iniciativa, reforça a importância do projeto para a economia local. “Nós estamos em um polo tecnológico e vivemos em uma situação de escassez de mão de obra qualificada quando se fala do mercado de TI. Preparar estes profissionais que já podem ingressar em oportunidades com uma base importante na área de desenvolvimento, potencializa o crescimento da região. E vale ressaltar que escolhemos as linguagens de programação e estrutura do projeto com base no que realmente as empresas precisam”, diz.
Jaíne Rosa foi uma das alunas que concluiu a formação. Vinda da área de moda, ela acredita que a experiência foi um divisor de águas na carreira. “Pude, pela primeira vez, vivenciar essa troca com outros profissionais da área de programação. Não foi um processo fácil, tivemos muito aprendizado e desafios, mas sei que saímos prontos para as oportunidades do mercado”, destacou a aluna, que estudou na turma da linguagem de programação Java.
Já Yuri Gabriel Covalski Candido realizou a formação em Flutter e comenta que fez muitos amigos ao longo dos meses. “Gostaria de deixar um recado para quem está em dúvida sobre se inscrever no programa. O +Devs2Blku com certeza é o local ideal para você se especializar e seguir um bom direcionamento na sua carreira de desenvolvedor”, reforçou.
A edição de 2025 do programa contou com o apoio das empresas âncora Ailos, Benner, Dati, Premiersoft, Senior e WorkDB.
Nova turma prevista
A iniciativa do +Devs2Blu já formou mais de 400 profissionais de Blumenau e uma nova edição está prevista para 2026. As inscrições para a sexta turma devem abrir em maio. Para participar, os interessados devem ter mais de 16 anos e residir em Blumenau, além de ter conhecimento prévio em programação. A formação é presencial e totalmente gratuita e tem as verticais de formação nas linguagens DevOps, Flutter, Java e C#. Todas as informações podem ser vistas em https: www.devs2blu.com.br