22/04/2021

Mais de 23 mil veículos e 11 bilhões de mercadorias passaram por sistema logístico da Lincros em 2020

Empresa conta com plataforma que permite o gerenciamento de todo o processo de distribuição, além da contratação do frete e auditoria de pagamentos. Com investimento em melhorias e novas funcionalidades, marca comemora bons resultados do último ano

A movimentação de pedidos pelo país em 2020 não parou mesmo durante os períodos de distanciamento social. O crescimento do e-commerce brasileiro, que vendeu 47% a mais do que em 2019, segundo a Ebit/Nielsen, e retomada gradual do varejo e da indústria fizeram da logística um dos setores-chave para a movimentação econômica. E a Lincros, empresa brasileira especializada em softwares para a gestão da cadeia de transportes, mostra em seu levantamento anual a força do setor.

Atualmente, mais de 23 mil veículos são monitorados em todo o país através da plataforma da empresa, que permite o gerenciamento de todas as etapas da operação de transportes. Marcas como KaBuM!, Hope, Bauducco, Cacau Show, BRF, Camil, Minerva Foods e Brandili estão no portfólio da empresa. No último ano, as operações dos clientes somaram mais de 295 mil cargas fechadas e mais de 13 milhões de cargas fracionadas, distribuídas em todo o país. Ao todo, 5 milhões de pedidos chegaram às casas dos brasileiros graças ao apoio tecnológico que permite rastreamento e organização do processo de entregas.

Gilson Chequeto, CEO da Lincros, diz que o volume de operações segue em expansão, e que, para suportar a complexidade e o alto volume de processamento de dados, a empresa investe constantemente em evoluções tecnológicas, tanto na arquitetura quanto nas inovações dos seus softwares. “Nos últimos anos lançamos novos produtos e realizamos um M&A estratégico, ampliando a oferta de softwares e serviços para toda a cadeia logística de empresas embarcadoras. “Atualmente a LINCROS se destaca por oferecer soluções de ponta a ponta, da logística industrial ao varejo, com soluções de contratação e auditoria de fretes, torre de controle logístico, roteirização e  monitoramento em tempo real do last mile”, completa Gilson.

O volume da operação monitorada pela empresa surpreende: com o sistema, os mais de 150 clientes organizaram 561 mil rotas que distribuíram um volume de 3 bilhões de metros cúbicos de pedidos. Além disso, o monitoramento, que permite a gestão das entregas e o acompanhamento da frota em campo, foi utilizado para acompanhar  cerca de 11 bilhões de mercadorias. Além disso, mais de 45 mil simulações de rotas foram feitas, para garantir o melhor caminho das entregas até o cliente final.

E empresas com logística terceirizada também colheram benefícios com a Lincros. As negociações de frete feitas por modalidade de cotação ultrapassaram a marca das 31 mil. Já considerando os fretes fracionados e cargas lotação (realizadas através de cotações ou simulação de fornecedores já homologados) foram emitidas mais de 400 mil ordens de coleta em 2020. As contas-frete auditadas pelo software chegaram a R$ 1,8 bilhão no período, gerando uma economia de R$ 7,5 milhões.

O que dizem os clientes

Referência no segmento casa, a Oxford tem mais de 7 mil clientes varejistas no Brasil. Com o apoio das soluções da Lincros, otimizou o processo de contratação do frete para acelerar a distribuição dos pedidos. “Com todo o processo de contratação de embarcadores – hoje são cerca de 10 distribuidoras terceirizadas no Sul e Sudeste do país – evitamos pagamentos em duplicidade da conta frete. Isso porque a automação dos dados garante uma operação eficiente e dentro das nossas necessidades”, avalia Marcelo Correa, gerente de logística.

No setor têxtil, o Grupo Hope e a Cia Hering estão entre os clientes. Na primeira companhia, o processo de distribuição via contratação e auditoria de frete trouxe ganhos financeiros e de tempo. “Atualmente temos uma economia mensal de 1,82% na conta frete por conta do processo de auditoria. Antes do sistema era impossível verificar os CTEs, que são os documentos relacionados ao transporte, um a um, pois o volume é muito grande. Fechamos as faturas a cada 15 dias e recebemos cerca de 500 CTEs por fatura de cada transportadora - são 10 empresas. Então antes esse controle ocorria por amostragem, o que levava cerca de dez dias. Só identificávamos erros ou pagamentos duplicados se aparecessem na amostragem. Hoje esse processo é assertivo e totalmente automatizado, em poucos minutos temos identificadas eventuais inconsistências em uma análise de todos os CTEs”, diz a gerente de logística, Luciane Silva.

Na Cia. Hering, o processo de implantação da solução da Lincros iniciou em 2020 e previa inicialmente, a aplicação da solução na logística interna, mas passou por alteração por conta da pandemia. Com o aumento das vendas online, a necessidade de automação para esta área ficou evidente. “Precisamos tornar o fluxo menos complexo, escolhendo melhor as transportadoras de cada região para melhorar o serviço de entregas. Nossa expectativa é ter em mãos informações sobre o status das entregas, as possíveis inconsistências da distribuição e poder atuar preventivamente para entregar com mais agilidade e qualidade”, finaliza Iago de Oliveira, KeY User do projeto de implantação da solução da Lincros na Cia. Hering.


Legenda: Lincros destaca números de 2020
Créditos: Divulgação
Legenda: Gilson Chequeto, CEO da Lincros
Créditos: Divulgação