04/12/2023

Manutenção dos chuveiros: saiba como garantir banhos refrescantes no verão

Época do ano não exige águas com altas temperaturas, mas o uso mais frequente do equipamento requer alguns cuidados para aumentar sua vida útil

Durante o verão, os chuveiros se tornam peças essenciais para aliviar o calor do dia a dia. No entanto, para garantir que eles estejam sempre prontos para proporcionar um banho refrescante e relaxante, é fundamental adotar práticas de manutenção regulares. Por mais que a tendência seja de manter o seletor no modo desligado, garantindo uma água fresquinha e economia no consumo de energia elétrica nesse equipamento, outros cuidados básicos ajudam a aumentar a eficiência dos chuveiros durante toda a estação quente.

“Durante o verão, a frequência de uso do chuveiro tende a aumentar. Isso significa que o acúmulo de resíduos vindos na água, como calcário e sujeira, também é maior. Então, limpezas regulares são importantes para que o equipamento tenha uma vida útil mais prolongada”, destaca Enio Bernardes, diretor da Sintex, indústria de duchas e torneiras com mais de 80 anos de mercado.

Para evitar a obstrução dos orifícios e garantir um fluxo de água consistente, manter o espalhador higienizado é imprescindível. Modelos que têm a peça de plástico ou emborrachada facilitam a remoção de resíduos: com uma escovinha macia e sabão neutro é possível fazer a limpeza juntamente com a manutenção cotidiana do banheiro. Para as peças que não podem ser retiradas, manter o equipamento desligado imerso em uma sacola plástica com água e vinagre e depois enxaguá-la com o próprio funcionamento do chuveiro é uma alternativa. Por fora, uma esponja macia com sabão neutro ou um pano úmido garantem a ducha livre da poeira do dia a dia.  

Outro dispositivo que pode sofrer interferência do calor ambiente é a resistência: com uma possível sobrecarga, elas não têm a mesma eficiência e acabam queimando. “Geralmente uma resistência tem uma vida útil de cerca de dois anos, mas fatores como frequência de acionamento e contato com o cloro da água podem contribuir com seu desgaste. Ao trocar o dispositivo, é importante observar a voltagem do aparelho, se é 110V ou 220V, e a potência. Ambas as especificações ficam na parte de trás do chuveiro. Além disso, é imprescindível saber se o seletor de temperatura é elétrico de três ou quatro temperaturas ou se é eletrônico”, explica o especialista. 

Para facilitar ao consumidor, a Sintex disponibiliza no mercado cores diferentes de resistência para cada tipo de equipamento: a preta é para chuveiros ou torneiras elétricas de três temperaturas; a azul é para os aparelhos de quatro temperaturas; e a bege para chuveiros e duchas elétricas que possuem regulagem eletrônica de temperatura.      

Em regiões litorâneas, onde a maresia é intensa, o cuidado com as partes metálicas do chuveiro que ficam expostas precisa ser redobrado por conta da ferrugem. Enio lembra que escolher equipamentos que tenham a chamada carcaça em termoplástico é uma alternativa vantajosa. “Pequenos cuidados regulares podem fazer uma grande diferença no desempenho e na durabilidade do seu chuveiro, proporcionando banhos confortáveis e relaxantes ao longo de toda a estação”, destaca. 


Legenda: Cuidados básicos com o chuveiro garantem banhos mais refrescantes no verão.
Créditos: Reprodução Internet
Legenda: Resistências Sintex têm cores diferentes para facilitar na substituição.
Créditos: Divulgação
Legenda: Ducha eletrônica tem espalhador emborrachado, o que facilita na higienização do equipamento.
Créditos: Divulgação
Legenda: Chuveiros em termoplástico, como a ducha Top Banho Black Piano, são de fácil limpeza e não oxidam.
Créditos: Divulgação