Manutenção preventiva: cuidados com infraestrutura de redes varejistas garantem sustentabilidade operacional
Com o apoio da tecnologia para seguir e cumprir calendários de manutenções, estruturas contam com maior vida útil, além de preservar a segurança das equipes e clientes, evitando gastos extras
Com mais de 4 milhões de estabelecimentos operando, o setor varejista é considerado a espinha dorsal da economia brasileira. Além dos pequenos negócios, grandes redes se consolidam no país, sendo quase 200 negócios com faturamento anual bilionário. Esse cenário de crescimento acentuado coloca as redes varejistas diante de um desafio significativo: assegurar que suas instalações, equipamentos e infraestrutura estejam sempre em pleno funcionamento, sem interrupções que possam impactar a experiência dos consumidores.
Para isso, as redes varejistas precisam estar atentas à rotina de manutenção preventiva. Habitual na construção civil, especialmente em condomínios, a prática pode ser otimizada também no mercado varejista, de acordo com Jean Ferrari, CEO da FastBuilt, empresa especializada em soluções para gestão do pós-obra, “Ter um calendário atualizado e um histórico completo das manutenções preventivas é fundamental para reduzir custos ao longo dos anos, manter a segurança da estrutura e preservar o ambiente, evitando interrupções bruscas para reparos inesperados”, destaca Ferrari, que é também engenheiro civil.
E neste aspecto, a tecnologia torna o controle mais efetivo e traz segurança tanto para os profissionais quanto para os negócios em si. É o caso da plataforma da FastBuilt, que integra de forma inteligente a gestão de ativos e o planejamento de manutenção preventiva, com calendários de manutenções e avisos de alertas, histórico completo das ações e dados consolidados sobre garantias de imóveis e equipamentos.
"Sabemos que a manutenção preventiva pode ser um diferencial competitivo para redes varejistas que buscam qualidade e sustentabilidade em suas operações. Nossa missão é tornar o processo de manutenção o mais simples e eficiente possível, proporcionando às empresas o controle total de suas estruturas, a segurança e a redução de danos através de cuidados periódicos das instalações”, reforça Ferrari.
Com a previsibilidade das manutenções é possível agendar as tarefas sem comprometer o funcionamento dos espaços, em horários de pouco movimento ou fora do expediente. Mais do que equipamentos, acompanhar e atuar proativamente nos cuidados com a infraestrutura dos prédios ajuda o negócio a manter a atratividade para o cliente. “Sabemos que as manutenções preventivas contribuem para manter o aspecto estético dos espaços e também a valorização do imóvel, um ativo muito importante para o varejo”, finaliza Ferrari. Atualmente, mais de 14 estados já contam com negócios que utilizam a plataforma da FastBuilt na gestão de ações de pós-obra, incluindo a manutenção preventiva, que pode integrar a gestão de redes, proporcionando um único dashboard para visibilidade das ações.