Mau cheio no ralo? Veja estratégias simples para acabar de vez com o problema
O incômodo do mau cheiro pode ser eliminado com cuidados básicos de limpeza. O uso de equipamentos que barram o odor também são eficientes e garantem segurança à saúde
Cheiro ruim é desagradável em qualquer circunstância. Dentro de casa, então, a situação se agrava: sempre passa a impressão de relaxo, de descuido, de ambiente sujo – o que na maioria das vezes não é verdade.
Quando o odor vem dos ralos, a primeira coisa a observar é se não há entupimento por resíduos acumulados. “Cuidar para que a sujeira não se mantenha parada no ralo é uma das principais medidas preventivas ao mau cheiro. Como o ambiente da tubulação tende a ser úmido, detritos entram em decomposição de forma rápida e inevitavelmente liberam cheiro ruim”, comenta Regina Montandon, Diretora Executiva do Grupo Linear, pioneiro em soluções de escoamento no país.
Outro fator que pode ocasionar o incômodo é a ausência de água na caixa sifonada. Uma pequena quantidade de água parada no sifão, impede a passagem do mau cheiro dos encanamentos. De acordo com Regina, a evaporação da água tende a ocorrer em locais pouco usados, então é importante ficar atento e garantir um escoamento mínimo periodicamente – ou seja, uma vez por semana vale a pena abrir a torneira ou até mesmo colocar um pouco de água no ralo, caso esteja seco. E aqui vale uma atenção: se o ralo seca mesmo em uso frequente, então é importante analisar se não há rachaduras ou outro tipo de dano na tubulação.
No caso dos ralos, uma limpeza paliativa com solução caseira também pode ajudar no combate ao mau cheiro. Uma mistura de água morna, bicarbonato de sódio e vinagre soltam a sujeira das laterais da tubulação e eliminam as bactérias que proliferam o odor.
Mas se tudo isso já foi feito e o problema persiste, a saída é verificar a instalação da tubulação. “Infelizmente quando um sistema hidráulico é mau projetado ou desenvolvido com equipamentos de segunda linha, as consequências chegam mais cedo ou mais tarde. E hoje em dia existem sistemas bastante eficientes e de qualidade para que esse tipo de transtorno não tire o sono dos moradores”, explica Regina. É o caso do sifão desenvolvido pelo Grupo Linear, que pode ser utilizado em qualquer ralo linear do Grupo Linear com saída de 50mm. O equipamento é instalado na saída do ralo, como um fecho hídrico do mesmo tamanho da saída, e impede o retorno dos gases presentes na tubulação do esgoto. Dentro do portfólio existem ainda os kits sifão vertical e horizontal, que acompanham as grades retentoras, peça que barra a passagem de resíduos e previne entupimentos.
“E quando a questão é segurança e saúde dos moradores, um outro equipamento que também faz diferença é o Fecha Ralo”, explica Regina. A válvula impede a passagem de insetos e animais peçonhentos vindos da tubulação. Veja aqui o funcionamento do sistema.