12/02/2025

Max Mohr reforça segurança estrutural do Senna Tower em testes de prova de carga

Empreendimento deve ser a maior torre residencial do mundo, com mais de 500 metros de altura e mais de 150 andares

A construção da torre Senna Tower, em Balneário Camboriú, segue acelerada. A Max Mohr, referência em soluções para a construção civil no Sul do país, foi a responsável por fornecer a argamassa de alta resistência para os testes de prova de carga, desenvolvida exclusivamente para o projeto. Foram utilizadas estacas com mais de 40 metros de profundidade reforçadas com armação de aço e monitoradas por sensores, para proporcionar segurança estrutural.

A FG Empreendimentos, referência em construções de alto padrão, é responsável por tornar essa obra icônica uma realidade. Com um portfólio de arranha-céus que redefinem o skyline brasileiro, a FG alia inovação, tecnologia e excelência construtiva para entregar empreendimentos que são verdadeiros marcos na engenharia civil.
 
A fundação do Senna Tower conta com a expertise da Talls Solutions, a única empresa de consultoria especializada em prédios altos com produtos chancelados e em operação no Brasil.

A fundação é um dos elementos mais críticos de qualquer arranha-céu, e nosso compromisso é fornecer um produto capaz de suportar as cargas monumentais da torre. Aplicamos nossa expertise em tecnologia para garantir eficiência, precisão e excelência em cada etapa do processo”, afirma Cleiton Coelho, gerente de tecnologia e inovação da Max Mohr.

A Max Mohr tem uma reconhecida trajetória no fornecimento de argamassa e concreto de alto desempenho para grandes obras, tendo em seu portfólio projetos como a FG Big Wheel e os edifícios Infinity Coast e Boreal Tower. Agora, a empresa participa da etapa de testes do que deve ser a maior torre residencial do mundo, com mais de 500 metros de altura e mais de 150 andares, com nome inspirado no piloto da Fórmula 1 Ayrton Senna.

A empresa tem experimentado um crescimento significativo na região Sul, e 2025 promete ser um ano de expansão. Para aumentar a capacidade produtiva, a filial de Itajaí foi transferida para um novo endereço no início do ano. A nova unidade contará com uma capacidade nominal de 1.500 m³ por dia, aliando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis.

A parceria com a FG Empreendimentos é de longa data e se baseia na confiança mútua. “Para participar de um empreendimento desse porte, precisamos estar preparados tanto técnica quanto operacionalmente. O Senna Tower exige uma argamassa com resistência e durabilidade excepcionais, garantindo segurança e estabilidade para a estrutura. Trabalhamos em conjunto com os engenheiros, consultores e projetistas para desenvolver um produto sob medida, atendendo aos mais altos padrões de qualidade”, destaca Rafael Brizot, diretor de operações da Max Mohr.

A mistura utilizada para o teste foi formulada com uma resistência de 90 MPa, apresentando elevada fluidez e viscosidade, uma novidade do departamento técnico da Max Mohr, desenvolvida exclusivamente para esta etapa de testes. O produto foi elaborado de maneira específica para otimizar a inserção da armadura e assegurar um preenchimento eficaz da estrutura.

“O Senna Tower não é apenas um marco arquitetônico, mas também um símbolo de inovação. Para nós da Max Mohr, é motivo de grande orgulho fazer parte dessa história e contribuir para a construção de um empreendimento que coloca o Brasil em destaque no cenário mundial”, finaliza Cristian Mohr, CEO da empresa.

A obra do Senna Tower conta com grandes nomes na execução, como a engenheira responsável técnica Stéphane Domeneghini, o engenheiro gerente de operações da FG Gustavo Simas, o engenheiro australiano Harry Poulos, o design de solução de Ricardo Born e o design estrutural de Fatih Yalniz, de Nova York.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação
Legenda:
Créditos: Foto: divulgação