Mesmo com desafios, edtechs impactam a gestão educacional brasileira
Falta de infraestrutura e conexão com a internet em algumas regiões do país é obstáculo, mas o crescimento do número de empresa de inovação ligadas à educação mostra desejo de transformação do ecossistema
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que cerca de 90% dos lares brasileiros contam com acesso à internet. Já nas escolas, aproximadamente 94% das instituições públicas urbanas estavam conectadas à internet até o final de 2022, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC). Apesar do avanço, desafios de infraestrutura ainda são comuns no meio educacional, mas driblados em muitos aspectos com o apoio das chamadas edtechs, empresas que oferecem soluções para diferentes âmbitos da gestão escolar.
Para Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para gestão educacional, os benefícios da conectividade nas escolas vão além do acesso à informação. “Além de incentivar e proporcionar recursos para o ensino nas escolas, a internet oferece melhor comunicação com famílias e estudantes, aprendizado personalizado, preparação para o futuro, ensinando os estudantes a lidar com a tecnologia, e também possibilita melhor gestão educacional da instituição como um todo, melhorando indicadores de desenvolvimento”, diz o executivo.
Um dos desafios da digitalização da educação se encontra na infraestrutura. Falta qualidade e adequação em algumas regiões, além da falta de capacitação de professores no uso das tecnologias de forma efetiva. Com relação a investimentos, o Brasil deposita cerca de US$ 2,1 mil dólares na educação de cada estudante, o que representa cerca de 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB).
Para transformar o cenário da educação brasileira, as edtechs atualmente ativas no ecossistema inovador brasileiro vêm modificando a estrutura tecnológica de instituições de ensino. Há, hoje, cerca de 678 startups em atividade com soluções voltadas para a educação no Brasil. “16% dessas empresas, que unem educação e tecnologia, atuam oferecendo ferramentas para instituições, dentre as quais 6,6% trabalham com soluções para gestão de instituições de ensino. A Edusoft é uma delas, que atua há quase 40 anos desenvolvendo e fornecendo tecnologia de ponta, simplificando e facilitando os processos que acontecem dentro de uma instituição de ensino”, aponta Michel.
Garantindo aprendizagem qualificada através de inovação e tecnologia
Com a facilidade de gestão e controle dos processos burocráticos, a escola caminha para oferecer melhoria contínua e um futuro próspero para os alunos. Michel afirma que, apesar de a maioria das instituições de ensino já contarem com alguma solução de informatização, muitas vezes esta não é feita por uma empresa especializada em educação, gerando algumas deficiências em sua entrega.
“Estamos há 40 anos neste mercado e posso garantir que uma edtech de soluções de gestão pode trazer para o administrador benefícios como centralização de informações ( tanto de alunos como de colaboradores), melhoria da comunicação e maior interação entre os membros da comunidade educacional (alunos, pais, professores e equipe administrativa), automatização de processos (que impactam em redução de carga de trabalho manual dos funcionários), melhora da eficiência operacional”, exemplifica o CEO da Edusoft.
Análise de dados educacionais, facilitação no pagamento - o que diminui a possibilidade de inadimplência , captação de alunos e diversas outras funcionalidades e módulos fazem parte do Mentor Web, plataforma de gestão educacional desenvolvida pela Edusoft. Além disso, a edtech conta com suporte humanizado e preparado para atender à comunidade escolar com rapidez e agilidade.